Por que contratar um projeto?

 

*Qual sistema de ar condicionado é o mais adequado para o meu empreendimento?
*Qual a capacidade necessária?
*Qual é a infra-estrutura necessária para a implantação do sistema de ar condicionado?
*Será que estou pagando o preço justo?

Certamente você já se defrontou com uma ou todas as questões acima e verificou a necessidade da elaboração e a importância de um projeto.

O alto valor de investimento e a diversidade dos sistemas de ar condicionado existentes no mercado são fatores que, hoje em dia, tornam necessária a contratação de um projeto. Ao fazer a cotação de uma instalação de ar condicionado sem um projeto definido e diretamente com empresas instaladoras, comumente o empresário recebe várias soluções para a mesma instalação, com custos bastante diferenciados , sem passar por uma análise criteriosa que possa indicar a alternativa que trará a melhor relação entre custo e benefício.

Ao contratar um projeto, o empreendedor poderá contar com a assessoria de um especialista, sem interesse na venda de equipamentos ou componentes, quem, além de determinar a capacidade adequada para a instalação, buscará soluções que atendam às necessidades e os objetivos finais do empreendimento dentro da disponibilidade prevista para investimento.

Cabe portanto ao projetista, prestar esclarecimentos quanto aos diversos tipos de sistemas existentes, às condições e necessidades básicas para a sua aplicação, estimativas de custo e as principais vantagens e desvantagens de cada sistema. Desta forma, a seleção do sistema a ser adotado, não ficará restrita apenas ao aspecto de investimento inicial, mas também levará em consideração a análise dos parâmetros de custo operacional, facilidades de manutenção, custo complementar e interferências sobre a edificação e demais instalações, além da qualidade ambiental que se deseje atingir.

Tal análise passa a ser extremamente relevante na medida em que a globalização de mercado cria canais de comunicação bastante dinâmicos com os países desenvolvidos, de onde refletem parâmetros comparativos de qualidade ambiental e nível de consumo energético, conscientizando os potenciais clientes para a compra ou aluguel de um imóvel.

Como já foi mencionado, a possibilidade de se identificar e solucionar previamente as interferências do sistema de ar condicionado com a edificação e demais instalações, é outro aspecto positivo da contratação de projeto. Deste modo, evitam-se transtornos, e economizam-se tempo e custos adicionais durante a fase de obra, sendo portanto, vital para o planejamento global do empreendimento.

O retrofit em instalações existentes também requer a elaboração de um projeto competente, que leve em consideração a atual condição de uso do prédio, buscando a racionalização do uso de energia e estratégias de implantação da reforma minimizando os transtornos aos usuários da edificação

 

Como contratar um projeto

Preliminarmente, deve-se nesta fase, definir quem está efetivamente qualificado para executar os serviços de projeto de ar condicionado e ventilação mecânica.

O Departamento Nacional de Projetistas da ABRAVA surgiu em meio à necessidade de se identificar empresas capacitadas a executar projetos para serem adotados como base para a tomada de preços da instalação.

Para tanto foram estabelecidos critérios para o credenciamento das empresas integrantes deste Departamento Nacional, com o objetivo de destacar a sua independência em relação aos fabricantes e instaladores, a experiência e o conhecimento de seu corpo técnico, e a sua constituição como empresa regularmente estabelecida.