ABRAVA foi uma das 11 associações parceiras no projeto

 

O Departamento Nacional de Empresas Projetistas (DNPC) da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento participou da atualização do capítulo “Ar Condicionado e Ventilação “Manual de Escopo para contratação de projetos e serviços para a indústria imobiliária”, lançado no mês passado. Ao todo são 14 exemplares que foram revisado no biênio de 2011-2012, observando conceitos de sustentabilidade, normas de edificações habitacionais – desempenho (ABNT NBR 15.575), que entrou em vigor recentemente e tecnologia BIM (Building Information Modeling). O novo site, www.manuaisdeescopo.com.br, foi reformulado, apresenta novas funcionalidades e permite acesso aos conteúdos de documentos.

Segundo o presidente do DNPC, o engenheiro Fábio Pires Takacs, “é de vital importância nossa participação no desenvolvimento dos manuais de escopo, representamos desde o inicio deste projeto a ABRAVA e o setor de projeto e consultoria, junto aos principais players da indústria imobiliária. Nossa presença demonstra que somos referência e valida nossa representatividade no setor HVAC”.

Para o engenheiro Carlos Kayano, representante do DNPC na revisão do manual de Ar Condicionado e Ventilação “O manual é um formidável instrumento de orientação para as atividades de projeto, harmonizando o relacionamento de todos os participantes envolvidos no desenvolvimento de um empreendimento imobiliário. Traz clareza nas relações contratuais, define o conteúdo mínimo dos documentos e serviços a serem elaborados, organiza a sequencia dos procedimentos em cada etapa e define o fluxo de informações entre os envolvidos em cada atividade de projeto.”

Com a reformulação do portal, o usuário consegue fazer consultas em online – sem a necessidade de baixar o documento –, compor checklists e compartilhar conteúdo nas redes sociais, além de ter à disposição uma ferramenta web que lhe permite visualizar serviços e fases, os quais podem ser selecionados para montar uma proposta técnica no próprio ambiente do portal. “O site está mais dinâmico, moderno e o relacionamento com os usuários será mais intensivo, com o envio de informações, avisos de atualização e eventos relacionados com o mercado”, disse José Pires Alvim Neto, diretor da Ação Sistemas, empresa proprietária do Sistema Navis, software de gestão especializado em escritório de projetos.

A iniciativa contempla os escopos de acústica, estrutura, instalações elétrica, instalações hidráulicas, arquitetura e urbanismo, impermeabilização, revestimentos, vedações, ventilação e ar-condicionado, coordenação de projetos, paisagismo, automação e segurança, arquitetura de infraestrutura esportiva e luminotécnica – todos com seu manual específico. A expectativa das entidades que participaram do desenvolvimento do projeto é que, com o novo site, o uso dos documentos seja potencializado.

“Esse remodelamento foi necessário para que pudéssemos prosseguir com os avanços no setor”, disse Ricardo Bunemer, diretor da vice-presidência de Tecnologia e Qualidade do Sindicato.

O site também conta com uma área de notícias do setor, atualizada em colaboração com as associações participantes.
Outra novidade é que os interessados podem adquirir o manual impresso ao custo de R$ 90,00 (noventa reais), independente da disciplina, ou R$ 50,00 (cinquenta reais) em formato eletrônico PDF fechado. As solicitações devem ser feitas através do email: manuaisdeescopo@secovi.com.br

 

A criação dos manuais

Iniciado há doze anos, o trabalho dos Manuais de Escopo, que é fruto de parceria entre Secovi-SP e 11 associações (PróAcústica, Abece, AsBea, Asbai, Abrasip, ABRAVA, Agesc, ANP, Abap, Abriesp e IBI) conta ainda com apoio do SindusCon-SP e do Sindinstalação, visa estimular o relacionamento de parceria entre as empresas contratadas e contratantes assim como a melhoria contínua no desenvolvimento dos projetos, cumprindo todas as etapas necessárias ao atendimento de elevados padrões de qualidade, sempre alinhados às novas práticas do mercado e à atualização da normalização que regem o setor.

“O sucesso de um empreendimento e a sua realização com recursos otimizados, e consequentemente custos menores, começa pelo projeto. Os profissionais que participaram dessa iniciativa foram os melhores do mercado. São verdadeiras referências nos setores em que atuam”, enfatiza Marcos Velletri, diretor de Insumos e Tecnologia do Sindicato. “Os Manuais de Escopo são o ferramental necessário para a elaboração de um bom projeto.”

Acesse: www.manuaisdeescopo.com.br

setembro 2018