Neste mês de agosto, a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento realizou a 5ª. edição do Seminário de Refrigeração e Climatização, desta vez de forma on-line. Mais de 300 profissionais das áreas de refrigeração e climatização participaram das duas etapas, a primeira no dia 4 de agosto, em parceria com o SIMMMEF – Sindicato da Ind. Met. Material Elétrico de Florianópolis, e a segunda no dia 20 de agosto em conjunto com o SENAI Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho da Paraíba.

O objetivo do evento realizado anualmente, é de contribuir com o aprimoramento tecnológico, desenvolvimento profissional e fortalecimento do setor nas regiões Centro-oeste e Norte. O perfil do público participante nos eventos foi formado por profissionais das áreas, empresas atuantes no setor, estudantes e setores clientes.

Na programação das duas etapas do Seminário, renomados profissionais do setor estiveram à frente de palestras de diversos temas com foco em novidades tecnológicas e atualização de conhecimento, entre eles: Qualidade do Ar, Renovação do Ar, Eficiência Energética, Fluidos Refrigerantes; PMOC do Ar Condicionado; entre outras Tendências de mercado em AVAC-R.

As duas edições foram mediadas por diretores da ABRAVA, sendo: a edição Sul com os Eng. Leonardo Cozac (Diretor de Operações e Finanças) em conjunto com o Eng. Arnaldo Parra (Diretor de Relações Institucionais); e, a edição Nordeste apenas pelo Eng. Arnaldo Parra.

O Seminário contou com o patrocínio das empresas: Evapco, Full Gauge, GREE, Hidrodema, Johnson Controls Hitachi, Midea Carrier, Sicflux e Trox Brasil. E, como copatrocínio: Conforlab e RCO. Além do apoio de diversas entidades dos setores representados, entre eles: ABNT, ABRAFAC, ABRASIP, ABRINSTAL, ASHRAE Brasil Chapter,  FENEMI, Green Building Council , IBF – Instituto Brasileiro do Frio , SMACNA e SBCC.