Confira o evento na íntegra e faça download das palestras

No dia 26 de junho, Dia Mundial da Refrigeração, data comemorada pela 2ª. vez no mundo, a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento por meio dos seus Departamentos Nacionais – DN´s Refrigeração Comercial, Industrial e Meio Ambiente realizou um evento/live que tratou do tema “ A evolução tecnológica da refrigeração na última década”.

O evento foi mediado pelo presidente do DN de Refrigeração Comercial da ABRAVA Eduardo Almeida, que destacou a comemoração do Dia Mundial da Refrigeração neste dia 26 de junho, data escolhida em homenagem ao setor de Refrigeração, dia do nascimento do matemático e físico britânico Lord Kelvin em 1824,  que teve papel definitivo em estudos relacionados às propriedades do calor e dos gases em função da variação da temperatura. A data foi oficializada em fevereiro de 2019 quando a ONU, por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, declarou seu apoio à iniciativa em criação a comemoração.

O presidente da ABRAVA, o Eng° Arnaldo Basile, abriu oficialmente o evento agradecendo a todos os participantes, patrocinadores e organização e destacou que “ O Dia Mundial da Refrigeração foi idealizado para aumentar a conscientização da comunidade internacional sob as responsabilidades dos players deste setor, em prol a evolução da civilização moderna e bem estar de todos. Um dia de referência para o setor de refrigeração, onde a evolução tecnológica e as boas práticas da engenharia, ambas baseadas na sustentabilidade, são fundamentais para o desenvolvimento das nações”

O evento foi dividido em 2 painéis, o primeiro deles com palavras dos presidentes representantes dos DNs envolvidos na comemoração da data, são eles:  Renato Cesquini (Chemours) – Presidente do DN de Meio Ambiente; Adhemar Magrini (JCI Johnson Controls) – Presidente do DN de Refrigeração Industrial; e, Eduardo Almeida (Bitzer) – Presidente do DN Refrigeração Comercial.

Eduardo destacou que o setor da refrigeração está presente na vida de todos, em processos industriais, em toda a cadeia alimentícia, siderurgias, plataformas marítimas, e, até no entretenimento. E, deixou uma reflexão a todos “O maior desafio agora é como se reinventar para este Novo Normal, onde as pessoas vão exigir serviços mais digitalizados, forçando as empresas a uma mudança no seu modelo de negócio. Passamos a ter 4 gerações trabalhando juntas em plataformas interconectadas, aproximando ainda mais as gerações. E, terão sucesso as empresas que forem mais digitalizadas, mais ágeis, mais flexíveis, mais inovadoras, e, sobretudo, mais empáticas. Que é o grande diferencial competitivo, impactante e disruptivo da atualidade. Por isso é necessário ter a sensibilidade para perceber as constantes movimentações sociais, de mercado e de consumo”.

A programação do segundo painel, contou com a participação de renomados profissionais do setor, são eles:  Antonio Gobbi, da Full Gauge , especialista em controles de temperatura , que destacou a evolução tecnológica destes equipamentos, e apresentou um panorama nos últimos anos.;  Celina Bacellar, da Johnson Controls, especialista em energia e fluidos abordou o tema “A refrigeração é uma indústria “invisível” que desempenha papel fundamental em inúmeros setores”; Rogério Marson da Eletrofrio palestrou sobre a Refrigeração Comercial em Supermercados – 2010 a 2020 – Uma década da transformação ; para finalizar o painel Roberto Peixoto, professor no Instituto Mauá de Tecnologia que falou sobre “Desafios e Tendências do setor de Refrigeração Comercial” como a Emenda de Kigali do Protocolo de Montreal e Impacto na seleção de fluidos refrigerantes. O evento foi encerrado com algumas perguntas e respostas com a interação do público participante.

As palestras ministradas pelos painelistas foram disponibilizadas para download

Confira o evento na íntegra ASSISTA AQUI

Celina Bacellar  – ACESSE

Roberto Peixoto  – ACESSE

Rogério Marson – ACESSE