Entre os dias 08 e 10 de maio, representantes da ABRAVA estiveram em Santiago no Chile em visita ao CIAR Chile 2019 – Congresso Ibero-Americano de Climatização e Refrigeração que tratou do tema “Por um futuro sustentável” e foi organizado em conjunto pela Câmara Chilena de Refrigeração e Ar Condicionado e a FAIAR – Federação de Associações Ibero-americana de Ar Condicionado e Refrigeração. O presidente da ABRAVA, o eng. Arnaldo Basile e o delegado internacional Henrique Cury, marcaram presença na assembleia ordinária da Federação.

Para Arnaldo Basile, “É de grande importância para a ABRAVA manter este relacionamento com a FAIAR, seguimos apoiando seus congressos e ações. Destaque para a edição de 2017, ocasião que o CIAR foi realizado no Brasil. A Câmara Chilena está de parabéns pela realização da edição 2019 do Congresso, pois foi um sucesso”

 

A presença no CIAR 2019

Realizado bienalmente, o CIAR é organizado pela FAIAR, e uma das 15 associações que fazem parte da Federação fica com a responsabilidade da organização do evento. Nesta edição, quem esteve à frente de sua realização foi a Câmara Chilena de Refrigeração e Ar condicionado.

Na programação do CIAR cerca de 58 palestras acadêmicas, técnicas e comerciais estiveram em evidência, entre elas algumas de empresas associadas a ABRAVA: eng. Celso Simões Alexandre – Trox Brasil; eng. Marcos Eusébio – Bitzer Brasil; e, o eng. Marco Antonio Vargas Pereira – Térmica Brasil. Esta edição contou com diversos patrocinadores e apoiadores, entre eles, a ABRAVA.

 

Participação na reunião da FAIAR

No dia 08 de maio, aconteceu a Assembleia Ordinária da FAIAR, quando diversos assuntos estiveram em pauta, entre eles, destaque para aprovação do novo Estatuto, apresentação da REHVA que acaba de firmar um novo acordo com a FAIAR, o CIAR de 2021 que acontecerá em Portugal, entre outros.  Na ocasião o presidente da ABRAVA aproveitou a oportunidade da pauta aberta para promover o Conbrava e FEBRAVA 2019.

Vale lembrar que a ABRAVA é atuante na FAIAR com a participação em dois grupos de trabalho, um deles é o comitê de comunicação e estratégia representada por Arnaldo Basile, e, também no comitê que elaborou a norma ibero-americana de qualidade do ar interno, aprovada em janeiro de 2019, sendo representada por Henrique Cury, delegado internacional da ABRAVA, membro do Qualindoor – Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno e diretor da EcoQuest do Brasil. A norma foi adotada pelos países ibero-americanos no que diz respeito à qualidade do ar interno em edificações, e é responsável por apontar parâmetros de medição da qualidade do ar interno, as metodologias e a manutenção desse ar para que seja considerado saudável. Vale destacar que foi dado início a redação de uma norma especifica para hospitais”.

A FAIAR reúne as associações dos setores de ar condicionado e refrigeração do Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e Brasil. Na ocasião, estiveram ausentes representantes do Paraguai e Uruguai.

 

 

 

 

legenda: da esquerda para direita Marco Antonio (BCA – Brasil), Manoel Gameiro (REHVA), Arnaldo Basile (ABRAVA), Henrique (ABRAVA) Paulino Pastor ((Espanha)

Marcos Momento Comunicação