São Paulo, abril de 2019 – Anualmente, o Brasil descarta cerca de 41 mil toneladas de alimentos, de acordo com o setor de Mudanças Climáticas do World Resources Institute (WRI) Brasil, o que coloca o país entre os 10 principais países que mais desperdiçam comida. Entre os produtos, frutas, hortaliças, raízes e tubérculos são os mais descartados: quase metade do que é colhido é jogado fora, segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). Entre cereais, o desperdício é de 30%. Já os pescados, carne bovina e produtos lácteos representam até 20%.

O transporte e a armazenagem corretos são apontados como fatores importantes para reverter esta situação. Por isso, a 21ª edição da FEBRAVA – Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento, Tratamento do Ar e da Água, que acontece entre os dias 10 a 13 de setembro, em São Paulo, terá uma área exclusiva para o segmento, a Ilha Cadeia do Frio. O evento é organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, com o apoio da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento).

Segundo Eduardo Dória, coordenador da Ilha, na edição deste ano o tema do espaço será “Cadeia da Proteína Animal”. Pretendemos reunir entre 25 a 30 expositores, didaticamente posicionados numa área de 500 m², o que representa 1% dos 50mil m² de exposição total, isso para que os visitantes possam vivenciar todas as etapas da cadeia do frio”, explica.

Dória lembra que o relatório “2018 GCCA Global Cold Storage Capacity Report”, divulgado em julho do ano passado pela IARW – International Association of Refrigerated Warehouses, sócia fundadora da Associação Global da Cadeia do Frio (Global Cold Chain Alliance), informou que a cubagem frigorífica do Brasil teve um crescimento médio anual de 17% nos últimos 10 anos, saindo de 3,9 milhões de m³ em 2008 para 19 milhões de m³ (2018). “Quintuplicamos nossa armazenagem a frio nessa última década. Essa nossa capacidade atual representa 3,1% do total mundial, onde somos 2,74% da população do mundo. Segundo o mesmo estudo, em 2047, estima-se que seremos 2,44% dos habitantes do planeta, porém, teremos 9% da capacidade de estocagem frigorífica mundial. Teremos 100 milhões de m³ de estocagem frigorífica, ou seja, iremos também quintuplicar nossa cubagem futura, porém agora levaremos três décadas”, explica Dória.

Cuidados desde a lavoura

Para Ivan Romão, gerente de produto da FEBRAVA, a preocupação com o controle climático deve ocorrer desde a lavoura. Ele lembra que quando se retira o produto da zona rural (seja animal ou vegetal) ele já precisa passar por um condicionamento climático. “Se transportar animal de forma inadequada, ou qualquer produto vegetal, orgânico ou não, ele pode chegar ao destino sofrendo avaria e com a qualidade comprometida”, explica. “Já se levarmos esse produto, seja para abate ou para acondicionamento e embalagem, e ele estiver em um ambiente controlado maior será a sua qualidade, além da durabilidade”.

Se refrigerar, por exemplo, uma carne, um peixe ou uma ave, de forma adequada, melhor será a qualidade desse produto. “Imagina esse mesmo produto sendo transportado do frigorífico para o supermercado em um caminhão baú climatizado. No depósito do supermercado você tem a câmera fria e ele também estará em um ambiente adequado. Essa câmera fria tem tecnologia aplicada nela. E, hoje, é muito raro nos supermercados ver as gôndolas abertas. Isso reduz o consumo de energia, diminuindo o custo do produto e também as perdas”, afirma o executivo.

Quanto melhor controlado esse processo, menor é o desperdício e o custo, garantindo a qualidade do alimento. Por isso, lembra Romão, “a preocupação em se ter uma área exclusiva para tratar do transporte e armazenamento de alimentos na FEBRAVA”.

Eventos simultâneos

Em sintonia com as novidades tecnológicas que serão apresentadas pelas empresas, ocorrerão o XVI Conbrava (Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar), a Ilha do Conhecimento (espaço destinado para palestras gratuitas com profissionais do setor durante os 4 dias de evento), além do XVII Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da Abrava, quando serão debatidos os temas de interesse do mercado na atual conjuntura econômica.

“É o local ideal para varejistas, distribuidores, engenheiros, instaladores, projetistas e técnicos realizarem negócios, aprimorarem conhecimentos e acompanharem de perto as inovações e tendências tecnológicas, além de uma ótima oportunidade de relacionamento”, garante Romão.

Nessa edição, aproximadamente sete ilhas temáticas serão demonstradas: Cadeia do Frio, Meio Ambiente, Sala Limpa, Aquecimento Solar, Ar-Condicionado Automotivo e Construções Sustentáveis, essa com a parceria do GBC – Green Building Council Brasil. E ainda outras duas ilhas educacionais: uma coordenada pelo SENAI e a outra pela Fatec com demonstrações de equipamentos de alto padrão criado pelos próprios alunos.

Serviço:

FEBRAVA 2019

Data: 10 a 13 de setembro
Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda – São Paulo, SP

Mais informações: www.febrava.com.br

 

Informações para Imprensa:

2PRÓ Comunicação

Email equipe: febrava@2pro.com.br

Teresa Silva  – (11) 3030-9463

Guilherme Kamio –  (11) 3030-9403

Fádia Calandrini – (11) 3030-9402

Myrian Vallone – (11) 3030-9404

www.2pro.com.br