A palestra da ABRAVA será ministrada por Renato Cesquini e abordará o tema “Cenário atual e perspectivas de futuro para o setor da refrigeração no Brasil” com destaque para a substituição de fluidos refrigerantes

No dia 09 de agosto, a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento estará na ANUTEC BRAZIL – Feira Internacional de Fornecedores para as Indústrias de Carnes e Proteína Animal com participação no Congresso Brazil Protein Outlook, realizado em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos – Ital, que abordará os desafios e perspectivas para o desenvolvimento e crescimento da indústria de proteína animal brasileira. Na ocasião o presidente do Departamento Nacional de Meio Ambiente da ABRAVA Renato Cesquini estará representando a associação. A palestra acontecerá no dia 09 de agosto, as 14hs, e faz parte do Painel Innovation Show. O acesso é gratuito, as inscrições para o congresso devem ser feitas no site www.anutecbrazil.com.br/congresso-ital/programacao/. A ANUTEC acontecerá entre os dias 7 e 9 de agosto, em Curitiba (PR).

Para Cesquini, “o tema de refrigeração na cadeia do frio, que envolve frigoríficos, câmaras frias, transporte refrigerado é de muita relevância. A indústria de proteína animal é um grande usuário de fluidos refrigerantes, por este motivo é importante este alinhamento do mercado atual e de tendências para os próximos anos”

Como pontos de destaque da palestra “Cenário atual e perspectivas de futuro para o setor da refrigeração no Brasil” estão: Importância de Controle Ambiental; Tamanho do Mercado HVACR no Brasil; Regulamentação; Histórico de volumes de HCFC, HFC – Fluidos frigoríficos; boas práticas, qualidade, treinamentos e capacitação; Tendências em fluidos frigoríficos/sistemas; Case para solução de menor impacto ambiental.

ABRAVA e sua atuação no setor AVAC-R

A ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento – é uma entidade que representa quatro setores da economia cujo faturamento previsto para 2018 será da ordem de R$ 30, 5 bilhões, compreendendo toda a cadeia com a indústria, comércio e serviço. Gera cerca de 250.000 empregos diretos e indiretos. Baseada na Engenharia, entre as temáticas abordadas na ABRAVA estão: Eficiência Energética, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Qualidade do Ar, Normalização, Capacitação, entre outros

A ABRAVA tem papel relevante junto à sociedade, está presente em quase todas as iniciativas governamentais ligadas aos setores representados. Mantêm diversos convênios, como o CB-55 com a ABNT, Programa ABRAVA Exporta com a APEX Brasil, além de, outras diversas parcerias de acordos ou iniciativas, nacionais e internacionais, com entidades de classes, Instituições acadêmicos e Órgãos Governamentais em prol da Sociedade e dos setores representados.

Mais informações sobre a ABRAVA no www.abrava.com.br

Momento Comunicação – assessoria de imprensa ABRAVA