Com o objetivo de disseminar informações sobre qualidade do ar de interiores a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e o Chapter Brasil ASHRAE realizaram no dia 18 de março, a 9ª. edição do QAI – Seminário Internacional de Qualidade do Ar de Interiores. De forma inovadora, o evento aconteceu de forma online, diante do isolamento social por conta da pandemia do coronavírus. A transmissão do evento foi feita diretamente da sede da ABRAVA, em São Paulo.

Cerca de 100 profissionais que atuam direta ou indiretamente na área de qualidade do ar participaram do evento, que teve por objetivo a troca de conhecimento técnico e científico, legislação, entre outros assuntos, assim como, apresentação de novas tecnologias, qualidade de ar entre outros assuntos. Renomados profissionais do setor estiveram à frente das seis palestras proferidas ao longo do dia.

O Seminário foi aberto com as palavras do presidente da ABRAVA, o eng. Arnaldo Basile e do próximo presidente eleito do Chapter ASHRAE Brasil Adenilson Belizário, que representou o atual Thiago Portes. O evento contou com a mediação do eng. Leonardo Cozac, diretor da ABRAVA.

O primeiro tema abordado foi “A Qualidade do Ar no Estado de São Paulo” ministrado pela presidente da Cetesb, Patrícia Iglesias. A segunda palestra foi proferida diretamente dos EUA pela Dra. Stephanie Taylor, DL da Ashrae que destacou o tema “Health a building performance metric”.

Seguindo o cronograma do Seminário, Eduardo Straub falou sobre “Impacto da qualidade do ar no ocupante/Well-being. A DL da Ashrae Stephanie também abordou em uma segunda palestra o tema “Engineers are tha physicians of the future”.

No último bloco do Seminário, Paulino Pastor da Fedecai da Espanha palestrou sobre “ISO 16000-40: 2019 Sistema de Gestão da Qualidade do Ar Interior”. Encerrando o ciclo de palestras, Robson Petroni da Conforlab, falou sobre “A presença do gás radônio em nossas casas e edifícios. Estamos seguros”?

O Seminário foi encerrado com painel “Impacto da Qualidade do Ar Externo no ambiente construído e nos ocupantes” mediado pelo Prof. Antonio Luis Campos Mariani Politécnica- USP), e com a participação de Wili Hoffmann (Klimatu), Marcos Maran (Maran Gestão de Ativos), Bruno Cannas (WeWork) e Maria Lúcia G. Guardani (Cetesb). O tema do COVID-19 foi abordado pelos presentes, ressaltando os benefícios que os sistemas de climatização bem projetados, instalados e mantidos colaboram na redução de riscos de contaminação de patógenos pelo ar.

Para viabilização do evento a ABRAVA e a ASHRAE contaram com o patrocínio das empresas: Platinum – Gree, Jonhson Controls/Hitachi, Midea Carrier e Trane; Gold – Conforlab, Dannenge, Ecoquest, Munters Sicflux e Trox; Silver – Daikin e Otam; e Bronze – Sommar Engenharia.

O Seminário contou ainda com o apoio de diversas entidades ligadas aos setores representados, são elas: ABRINSTAL, ANPRAC, ASBRAV, ASHRAE, CNCR, FEI, FENEMI, IBF, POLI- USP, SBCC, SINDRATAR SP e UMC.