Boas práticas no setor AVAC-R, eficiência energética, qualidade do ar, fluidos refrigerantes, PMOC estiveram na pauta do evento, ocasião que os participantes tiveram a oportunidade de se atualizar e conhecer novas tendências para o setor AVAC-R

Entre os dias 04 e 05 de novembro a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento e a Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves realizaram a 9ª Semana Tecnológica de Refrigeração e Climatização com a temática “Novas tecnologias, meio ambiente e boas práticas no AVAC-R”. O evento teve por objetivo difundir as boas práticas e novas tecnologias por meio de palestras focadas em atualização e desenvolvimento profissional dos setores representados.  A programação do evento foi direcionada à estudantes, técnicos, empresários, profissionais liberais, entidades de ensino e profissionais do setor AVAC-R.

Para o presidente da ABRAVA, o eng. Arnaldo Basile “A interação da Associação com o meio acadêmico é de fundamental importância para a formação dos novos profissionais. Tenho sempre que possível reforçado a mensagem que a qualificação técnica do profissional faz parte do negócio das empresas, não apenas no nosso setor AVAC-R, mas de toda a cadeia produtiva”.

O evento foi aberto na tarde do dia 04 com a participação presencial na sede do SENAI do Presidente Executivo da ABRAVA Basile, o diretor da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves – Prof. Eduardo Macedo, o Presidente do Conselho Administrativo da ABRAVA e também do Conselho Consultivo do SENAI – Pedro Evangelinos, e de forma online, o Diretor Regional do SENAI-SP Ricardo Figueiredo Terra e o Presidente do Sindratar SP – Carlos Trombini.

Na programação dos dois dias de evento foram ministradas 16 palestras,  realizadas por renomados profissionais dos setores de refrigeração e climatização que abordaram assuntos atuais como o PMOC, a normalização, as inovações, tendências e novas tecnologias, a eficiência energética, os fluidos refrigerantes, qualificação de mão de obra, entre diversos outros assuntos de interesses do setor.

O conteúdo programático foi abordado por representantes da ABRAVA, professores do SENAI, uma palestra do CRT – Conselho Regional Técnico de SP e 2 palestras técnicas comerciais dos patrocinadores. Os representantes da ABRAVA foram: Prof. João Gonçalves; Prof. Anthony Lins; Leonardo Cozac (membro Qualindoor); Claudinei Menegatti e Ronaldo Prieto (DN ArCondicionado Automotivo); Charles Domingues (presidente do DN Tratamento de Águas); Prof. Rafael Ferreira; e, Adalto Almeida (membro do Qualindoor). Representando o SENAI os professores: Alan Ferreira, Thassio Ramalho dos Santos e Felipe Barbosa Benício. Representando o CRT, Fabiana Moraes. As empresas patrocinadoras foram representadas por: Emerson – Fernando Madalena e Trox do Brasil – Thiago Boroski.

O evento contou com o patrocínio das empresas Emerson e Trox Technik. E, apoiado por: Ambiente Gelado, ANPRAC, ASHRAE Brasil, CNCR- Conselho Nacional de Climatização e Refrigeração, CRT – Conselho Regional de Técnicos, FEBRAVA, FEI, IBF, SBCC, Sindratar SP e SMACNA.

Confira o que aconteceu por lá:

Evento dia 04 de novembro acesse 

Evento dia 05 de novembro acesse