Na última 5ª.feira, 03 de dezembro, aconteceu a 59ª Noite do Pinguim, tradicional festa de confraternização do setor AVAC-R. Realizada pela ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento a comemoração que tem como objetivo reunir profissionais dos quatro setores representados para o encerramento anual das atividades, neste ano de 2020 aconteceu de forma online.

Para o Presidente Executivo da ABRAVA, o Eng. Arnaldo Basile, “Com o esforço e boa vontade de todos, realizamos a tradicional Noite de Pinguim de forma inusitada e marcante. Foi um exemplo e referencial de inovação e ousadia para o nosso setor.  Ficará na história da ABRAVA e do Setor. Parabenizo à comissão da NP e aos incansáveis colaboradores amantes da ABRAVA”.

O evento foi mediado pelo Eng° Arnaldo Parra, Diretor de Relações Institucionais da ABRAVA que conduziu a comemoração que contou com homenagens, interação virtual de profissionais do setor e o tradicional brinde de final de ano, animados pela banda da Toca da Vila. A abertura oficial foi conduzida pelo presidente da comissão organizadora da 59ª. Noite do Pinguim e Diretor Social da ABRAVA, Eduardo Brunacci que “A realização desta edição da NP apresentou para a comissão organizadora muitos desafios e dúvidas, mas existia um consenso, a confraternização deveria acontecer. Considero que conseguimos atingir o nosso objetivo, a confraternização foi positiva. Agora vamos nos preparar para a 60ª. edição em 2021. Com certeza teremos surpresas”

O Presidente da ABRAVA, o Eng. Pedro Evangelinos, proferiu suas palavras durante a Noite do Pinguim destacando o diferente momento vivido e o novo normal. Parabenizou os “heróis” do setor AVAC-R, empreendedores esses que estiveram à frente de suas empresas, gerando empregos, e movimentando a economia, mas que de uma hora para a outra se depararam com a pandemia da COVID19, mais um obstáculo a ser enfrentado pelo setor, mas que continuaram lutando, e estavam agora chegando ao final do ano. Finalizou dizendo que “Os empreendedores desse país, em especiais do nosso setor, devem ser reconhecidos como heróis, e afirmo a todos, esse país vai dar certo”

Assim como todos os anos, dois profissionais de atuação de destaque no setor foram indicados como personalidades do ano, nesta edição de 2020 são duas mulheres. Para participação no momento das homenagens foi convidada a gestora de empreendedorismo do Comitê de Mulheres da ABRAVA, Paula Souza. As personalidades de destaque foram:

  • Sandra Ricardo de Brotel e Silva, Diretora da Protherm Engenharia de Projetos de Ar-Condicionado e Ventilação, membro do DNPC, consultora do Laboratório da Escola de Arquitetura da UFMG, e filha do Eng. Péricles Silva, profissional homenageado há 26 anos na Noite do Pinguim;
  • Andrea de Batista Mariano – Engenheira Química, há 25 anos no Conselho Regional de Química de São Paulo- IV Região. Há 12 anos coordena as Comissões Técnicas do CRQ-IV, sendo responsável pelos cursos de responsabilidade técnica e de aprimoramento profissional na área Química.

Para finalizar as comemorações da 59ª. Noite do Pinguim foi levantado um brinde efusivo de congratulação ao ano de 2020 e ao ano de 2021 que chegará em breve!

A realização desta edição da Noite do Pinguim contou com o importante patrocínio de empresas do setor, que proferiram suas mensagens de forma virtual durante o evento, são elas: Armacell, Ensinava/PSMI, Jonhson Controls/Hitachi, Midea/Carrier, RAC/Peroy, Reed Exhibitions/Febrava e Trane.O evento foi apoiado pelas entidades CNCR, FEI, IBF, SBCC e Smacna.

Para finalizar as comemorações da 59ª. Noite do Pinguim foi levantado um brinde efusivo de congratulação ao ano de 2020 e ao ano de 2021 que chegará em breve!

Confira a gravação AQUI