Preocupada com a Qualidade do ar em ambientes internos, o DN Qualindoor da ABRAVA desenvolveu uma série de tópicos de interesse relacionadas a diversos temas que podem ser conferidos na página do DN Acesse

O mofo faz parte do ambiente natural, e pode ser encontrado em todo lugar, dentro e fora de edificações. O mofo geralmente não é um problema, a menos que comece a crescer em ambientes fechados. A melhor maneira de controlar o seu crescimento é controlar a umidade. Essa página fornece orientação sobre mofo e umidade para casas, escolas, edifícios residenciais e comerciais. Os mofos podem ter um grande impacto na qualidade do ar interior.

 

Dez coisas que você deve saber sobre o mofo

  1. Os efeitos potenciais para a saúde e os sintomas associados à exposição ao mofo incluem reações alérgicas, asma e outras queixas respiratórias.
  2. Não existe uma maneira prática de eliminar todos os esporos de mofo e mofo no ambiente interno; A melhor maneira de controlar o crescimento do mofo é controlar a umidade.
  3. Se o mofo é um problema em sua casa, escola e escritório, você deve limpar o mofo e eliminar fontes de umidade.
  4. Corrigir o vazamento de água para evitar o crescimento do mofo.
  5. Reduzir a umidade interior (para 30-60%) para diminuir o crescimento do mofo por:
    Ventilação de banheiros, secadoras de roupa e outras fontes de umidade
    Uso de aparelhos de ar condicionado e desumidificadores
    Aumento da ventilação no interior do ambiente
    Usando exaustores sempre que cozinhar, lavar louça e limpar o local.
  6. Limpe e seque materiais e superfícies úmidas dentro de 24 a 48 horas para evitar o crescimento do mofo.
  7. Limpe o mofo das superfícies rígidas não porosas com água e detergente e seque completamente. Materiais absorventes ou porosos que estejam mofados, como gesso acartonado, telhas, madeiras não tratadas, podem precisar ser substituídos.
  8. Evitar a condensação: Reduzir o potencial de condensação em superfícies frias (por exemplo, janelas, tubulação, paredes exteriores, telhados ou pisos), adicionando isolamento térmico.
  9. Em áreas onde há um problema de umidade constante não instale carpetes (por exemplo, bebedouros, pias ou em pisos de concreto com vazamentos ou condensação frequente).
  10. O mofo pode ser encontrado em qualquer lugar; pode crescer em praticamente qualquer substância, desde que a umidade esteja presente. Existem mofos que podem crescer em madeira, papel, tapete e alimentos.

 

Mofo e Saúde

 

Limpeza básica do mofo

  • A chave para o controle do mofo é o controle de umidade.
  • É importante secar as áreas danificadas e os itens dentro de 24 a 48 horas para evitar o crescimento do mofo.
  • Se o mofo é um problema em sua casa, limpe-o e remova o excesso de água ou umidade.
  • Consertar encanamentos com vazamento ou outras fontes de água.
  • Lave o mofo em superfícies rígidas com detergente e água, e seque completamente. Os materiais absorventes (como telhas, papel de parede e carpetes) que se tornam mofados podem necessitar serem substituídos.

 

Como o mofo afeta as pessoas?

O mofo geralmente não é um problema dentro de casa, a menos que os esporos de mofo cresçam em um local úmido e comecem a se proliferar. Os mofos têm o potencial de causar problemas de saúde. Produzem alérgenos (substâncias que podem causar reações alérgicas) e irritantes. Inalar ou tocar em esporos de mofo ou mofo pode causar reações alérgicas em indivíduos sensíveis. As respostas alérgicas incluem sintomas como febre, espirros, corrimento nasal, olhos vermelhos e erupções cutâneas.

 

Reações alérgicas ao mofo são comuns. E podem ser imediatas ou postergadas. Os mofos também podem causar crises de asma em asmáticos alérgicos ao mofo. Além disso, a exposição ao mofo pode irritar os olhos, a pele, o nariz, a garganta e os pulmões de pessoas alérgicas ou não a mofo. Sintomas diferentes de alergia e irritação não são comumente relatados como resultado da inalação de mofo. Pesquisas sobre os efeitos do mofo à saúde estão em andamento.
As informações acima não descrevem todos os efeitos potenciais para a saúde relacionados à exposição ao mofo. Para obter informações mais detalhadas, consulte um profissional de saúde ou seu departamento de saúde estadual ou local.

 

Asma e Mofo

O mofo pode desencadear episódios de asma em indivíduos asmáticos sensíveis. Pessoas com asma devem evitar contato ou exposição a mofos. Tenha mais informações com a Associação Brasileira de Asmáticos. http://www.abrasaopaulo.org/

 

Remediação de mofo
Se você já possui um problema de mofo – ATUE RAPIDAMENTE. O mofo danifica onde cresce. Quanto mais cresce, mais danos pode causar.

Foto: O mofo também compromete a estrutura e estética do imóvel.

 

Definir quem deve fazer a remoção do mofo depende de uma série de fatores. Deve-se considerar a extensão da área com mofo. Se a área for inferior a cerca de 1 metro quadrado, na maioria dos casos, você pode lidar com o trabalho sozinho, siga as Dicas e Técnicas de remediação de Mofos. Contudo:
Se houve muitos danos causados ​​pela água, e / ou o crescimento do mofo abrange mais de 1 metro quadrado, consulte o Guia da EPA sobre “Remediação de Mofos em Escolas e Edifícios Comerciaishttps://www.epa.gov/mold/mold-remediation-schools-and-commercial-buildings-guide. Embora focado em escolas e edifícios comerciais, este documento é aplicável a outros tipos de construção.

Se você optar por contratar um profissional para fazer a limpeza, certifique-se de que o prestador tenha experiência na remediação de mofo. Verifique as referências e peça ao prestador que siga as recomendações do Guia da EPA sobre Remediação de Mofos em Escolas e Edifícios Comerciais ou similar ou outras diretrizes de organizações profissionais ou governamentais.

Se você suspeita que o sistema de aquecimento, ventilação,  ar condicionado (AVAC-R) pode estar contaminado com mofo, consulte a NBR 15.848 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Não acione o sistema AVAC-R se souber ou suspeitar que está contaminado com mofo – pode espalhar o mofo em todo o edifício.

Se o dano causado pela água e / ou mofo foi causado por esgoto ou água contaminada, então ligue para um profissional que tenha experiência em limpar e consertar edifícios danificados por água contaminada.

Se você tiver problemas de saúde, consulte um profissional de saúde antes de começar a limpeza.

 

Dicas e Técnicas de remediação de Mofos
As dicas e técnicas apresentadas nesta seção ajudarão você a remediar o problema de mofo. Os profissionais de limpeza ou remediadores podem usar métodos não abrangidos nesta publicação, desde que sejam comprovadamente eficientes. Observe que o mofo pode causar descoloração e manchas nas superfícies. Pode não ser possível limpar um item para que sua aparência original seja restaurada.

 

  • Corrija vazamentos de encanamentos e outros problemas de água o mais rapidamente possível. Seque todos os itens completamente.
  • Retire o mofo das superfícies duras, esfregando com detergente e água, e seque completamente.
  • Materiais absorventes ou porosos, como papel de parede e tapete, podem ter que ser jogados fora se ficarem mofados. O mofo pode crescer ou preencher os espaços vazios em fissuras de materiais porosos, de modo que pode ser difícil ou impossível removê-lo completamente.
  • Evite se expor aos esporos de mofo.

 

Mofo oculto
Não pinte nem cubra superfícies mofadas. Limpe o mofo e seque as superfícies antes de pintar. A tinta aplicada sobre superfícies mofadas é suscetível de descascar.
Se você não tem certeza sobre como limpar um item, ou se o item é caro ou de valor sentimental, você pode querer consultar um especialista. Especialistas em reparação de móveis, restauração, pintura, restauração e conservação de obras de arte, limpeza de tapetes e carpetes, restauração de danos causados ​​pela água e incêndio estão comumente listados na internet. Certifique-se de pedir e verificar as referências. Procure por especialistas que estão afiliados à organizações profissionais.

 

Dica para banheiro
Lugares que são frequentemente ou sempre úmidos podem ser difíceis de manter completamente livres de mofo. Se houver algum mofo no chuveiro ou em outro lugar no banheiro que costuma reaparecer, aumentar a ventilação (ligando um ventilador, exaustor ou abrindo uma janela). Limpar com mais frequência, geralmente evita que o mofo se repita ou, pelo menos, o mantém em menor quantidade.

 

Teste ou amostragem de mofo
A amostragem para o mofo é necessária? Na maioria dos casos, se o crescimento do mofo estiver visível, a amostragem é desnecessária. No Brasil, dispomos da Resolução 09, de 16 de janeiro de 2003 que verifica a qualidade do ar interno em ambientes climatizados. Nesse documento existe a norma técnica 001 que descreve metodologia, padrões e parâmetros para medição de fungos no ar. A amostragem de superfície pode ser útil para determinar se uma área foi adequadamente limpa ou remediada. A amostragem para mofo deve ser realizada por profissionais que tenham experiência específica na concepção de protocolos de amostragem de mofos, métodos de amostragem e interpretação de resultados. Consulte empresas afiliadas à ABRAVA para este serviço.