O XVI CONBRAVA – Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar que aconteceu entre os dias 10 a 13 de setembro de 2019. Com o tema “Novas Tecnologias e Eficiência Energética em Sistemas AVAC-R”, o congresso recebeu cerca de 1300 participantes e teve por objetivo a troca de experiência, atualização e difusão de conhecimentos baseados no que existe de mais modernos em tecnologias e soluções no escopo dos segmentos representados.

Cerca de 50 palestras foram ministradas durante os três dias do Congresso. Quando a cada dia, foi aberto um novo capítulo para discussão e integração de ideias com foco nos setores representados.  Mais de 120 trabalhos foram inscritos para avaliação, e um dos critérios de escolha foi a relevância do tema, assim como, a sua ligação às novas tecnologias, eficiência energética e suas tendências. 

As mesas-redondas

Na programação do Congresso, 3 mesas-redondas deram destaque a temas de extrema relevância para o setor AVAC-R, são eles: Qualidade do Ar, Fluidos refrigerantes e Eficiência Energética.

A mesa-redonda que tratou do tema Qualidade do Ar aconteceu no dia 11 de setembro, sob coordenação do Prof Dr. Antonio Luís de Campos Mariani. Renomados profissionais dos setores representados e especialistas em áreas distintas de atuação participaram do debate, são eles: Prof Paolo Tronville – Politécnico de Torino/Itália; Júlio Vidal Lucena – FEDECAI – Federação de Qualidade do Ar da Espanha; Eng° Celso Simões da Trox ; e; Eng° Wili Hoffmann da Anthares.

A mesa-redonda de Fluido Refrigerante realizada no dia 12 de setembro, contou com a coordenação do Prof. Dr. Roberto Peixoto, do Instituto Mauá de Tecnologia. Estiveram presentes os renomados profissionais no debate: Paulo Neulaender – Meio ambiente /Abrava; Arthur Ngai – Chemours; Paulo Napoli – Arkema; e, Fernando Tanaka – Honeywell.

A mesa-redonda que tratou do tema Eficiência Energética aconteceu no dia 13 de setembro. Sob coordenação do Eng° J.C Felamingo, Union RHAC, Participaram do debate renomados profissionais dos setores representados e especialistas em áreas distintas de atuação, são eles: Engº João Tiziani – Yield Control – usuários; Engº Charles Domingues – C. Domingues  – tratamento químico de águas; Prof. Alberto Hernandez – Politécnica – USP; Engº Mario Alexandre Möller Ferreira– Projetos Avançados – projetistas de sistemas; e, Eng° George G. Szegö – Mecalor – fabricante.

A premiação

Uma novidade desta edição do Conbrava foi que a premiação dos três melhores trabalhos apresentados tiveram seus certificados intitulados com o nome de renomados profissionais do setor que faleceram no último ano, são eles: Rafael Reinert – UNIVALI recebeu o certificado “Prêmio João Francisco Peral  Cèspedes – Melhor trabalho” – Proposta de melhorias no sistema HVACR de um rebocador portuário; Fabio Correa, Edivaldo Blanco, Jefferson Lourenço e Rafael Henrique Neves do SENAI recebeu o certificado “Prêmio Aldo Bianco – Melhor trabalho” – Monitoramento via smartphone de unidade Rack; e , Vinicius de Lima e Nísio de Carvalho – Marinha do Brasil/ UFRJ recebeu o certificado “Prêmio Cláudio Melo – Melhor trabalho” – Análise exergética de um sistema de recuperação de calor sensível