Uma semana após o início da limpeza das atuais instalações da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav) – fortemente atingidas pelas enchentes em Porto Alegre -, o presidente da entidade, Mário Canale, fez duas revelações na última sexta-feira (7): primeiramente, a de que o grande evento bienal do HVAC-R no Sul do País permanece agendado para o período de 10 a 12 de setembro, no BarraShoppingSul.

Ressaltou também que o encontro terá papel fundamental para que se viabilize um novo imóvel, planejado sob medida para abrigar a ASBRAV e os trabalhos da ASHRAE SOUTH BRAZIL (ASB) na capital gaúcha.

“Chegamos a cogitar tanto a permanência no prédio atual, quanto o cancelamento do 14º Mercofrio. “No entanto, decidimos adotar caminho totalmente inverso, devido a vários fatores”, diz ele.

Dentre esses motivos, Canale destaca uma série de ações, já em fase inicial de planejamento, para que se destine parte expressiva das receitas geradas pelo Mercofrio 2024 às obras de reconstrução da sede, que ele espera estejam em pleno andamento durante  o Congresso.

Ao mesmo tempo, manter o  Mercofrio no calendário porto alegrense tem a ver, segundo o presidente da ASBRAV, com os esforços da prefeitura de Porto Alegre e o governo do Rio Grande do Sul de recuperar não só as moradias, indústrias e comércios afetados pelas cheias, mas o próprio espírito de uma terra pujante cultural e economicamente. “Sem falar nos benefícios diretos em matéria de arrecadação, ocupação hoteleira e movimento do comércio trazidos por um evento como o nosso, que na edição passada, em 2022, atraiu mais de 500 pessoas, público que faremos o possível para ampliar desta vez, tendo em vista as atuais circunstâncias”, observa Canale.

ALTRUÍSMO – Até lá, contudo, ele garante que associados ou não, sobretudo os atingidos pelas chuvas de maio, terão todo o respaldo que estiver ao alcance da ASBRAV e da ASHRAE SOUTH BRAZIL, que já retomaram no piso superior atividades administrativas, onde as obras da rica biblioteca da ASB também permanecem intactas. O problema maior se encontra no pavimento inferior, onde se perderam móveis, equipamentos e material de escritório, assim como parte significativa do laboratório do curso para mecânicos que estava prestes a concluir uma turma, ”o que faz daquelas instalações nossa prioridade no momento”, diz Mário.

Contudo, uma parte disso tudo já está sendo reposta por meio de doações de empresas do próprio HVAC-R, que têm auxiliado a ASBRAV e a ASHRAE SOUTH BRAZIL a também ajudar iniciativas como a Força Onco RS, ação organizada por entidades em apoio aos pacientes de câncer impactados pelas enchentes.

O altruísmo do setor teve como alvo, naquele caso específico, a utilização de equipamentos para manter a Qualidade do Ar Interior (QAI) em dia num local altamente sensível a contaminação  e que esteve fortemente ameaçado por mofo e umidade, assunto que também mereceu a ação conjunta das duas entidades.

No campo da alimentação, aspecto igualmente dos mais preocupantes num quadro envolvendo tantos desabrigados e pessoas que praticamente perderam tudo, ASBRAV e ASHRAE SOUTH BRAZIL também têm encontrado espaço para pensar no próximo, em meio às suas próprias preocupações.  “Ajudamos a recuperar três câmaras frigoríficas num antigo supermercado da Zona Sul de Porto Alegre utilizado para sediar a ação comunitária Pizzaiolo Solidário, e agora estamos instalando as coifas de exaustão para os fogões”, conta Canale.

Nesse projeto, a produção diária varia entre 300 e 500 refeições, com a mesma finalidade  da distribuição de pães feita logo no início das cheias, igualmente com o apoio de ASBRAV e ASHRAE SOUTH BRAZIL.

Toda essa atuação, mesclando empresas do HVAC-R, capitaneadas pelas entidades que as representam no sul do país, promete ainda novas ações, pois o planejamento de ASBRAV e ASHRAE SOUTH BRAZIL abrange todas as etapas da crise em território gaúcho. Prova disso é a formação de um Grupo de Trabalho que já se encontra em plena atividade, formado por profissionais voluntários nas áreas de Operação, Planejamento, Comunicação e Relacionamento, cabendo a esta última estabelecer contato com outras entidades e grupos, bem como gerenciar ações conjuntas.

 

Comitê de Comunicação Voluntária

Enchentes RS

Wagner Fonseca – (11) 95656-2601

Cristiane Di Rienzo – (11) 99436-1883

Alessandra Lopes – (11) 98544-9448

Ana Paula Basile – (11) 99164-8403