ABRAVA participa de reunião na Prefeitura de São Paulo – oportunidade para o AVAC-R

Notícias

Na última 6ª. feira, 08 de junho, a ABRAVA participou a convite do Prefeito Bruno Covas de reunião em apoio ao projeto de incentivo à exportação para a cidade de São Paulo. Participaram do encontro Arnaldo Basile (presidente da ABRAVA), Juan Quiroz (presidente da SP Negócios), Mauro Apor (vice-presidente de assuntos coorporativos da ABRAVA), entre outros representantes de associações atuantes na cidade de São Paulo.

Para Arnaldo Basile, presidente da ABRAVA, o objetivo da reunião foi solicitar apoio às diversas associações presentes, para a criação de uma agenda positiva de incentivo às empresas da Cidade de S. Paulo. O Projeto apresentado pela São Paulo Negócios é formado por quatro pilares de ações: Exportação, Investimentos, Startups e Projetos e Financiamentos.

A parte referente à exportação tem como objetivo apoiar empresas de pequeno porte (EPPs) que tenham o interesse e foco na exportação, por meio de parceria com a Apex-Brasil e MDIC para capacitar empresas e promover missões comerciais. Na agenda de 2018 constam seis missões nacionais e internacionais. Analisaremos como inserir estas prováveis ações no Programa ABRAVA-Exporta em vigor há mais de 14 anos, graças ao acordo firmado entre ABRAVA e APEX.

O tópico projetos e financiamento deverão ter suas ações custeadas por financiamento externo do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, e coordenados pelo SP Negócios. Uma das ações será o assessoramento técnico com apoio aos parceiros no processo de negociação e elaboração dos projetos para financiamento junto a agentes financeiros, privados bem como organismos multilaterais para EPPs. As ações do Avança Saúde ligadas à Secretaria Municipal da Saúde também fazem parte do projeto.

Ao que se refere a projetos e financiamento, a cidade de S. Paulo está entre as 10 cidades mais ricas do mundo, responde por 18% do PIB do Brasil, tem sedes de 65% das empresas globais do país e é desde 2003 a maior cidade receptora de Investimento Estrangeiro Direto – IED do mundo. Neste ponto consta a elaboração de estudo vocacional das regiões para atrair e manter investimentos em setores estratégicos e realizações dos eventos SP Investiment Day voltado a investidores com o objetivo de apresentar oportunidades de negócios. Na agenda 3 eventos internacionais estão marcados.

No quesito das Startups a cidade de SP consta como principal ecossistema de Startups do Hemisfério Sul, com crescimento de mais de 20% ao ano, hoje já são mais de 2 mil. Entre as ações, parceria com entidades setoriais no apoio às empresas para inserção nos meios de tecnologia e inovação. Quatro ações de promoção de negócios já estão agendadas.

Dentro de 30 dias a Prefeitura promoverá outra reunião com o objetivo de identificar as propostas que as Associações apresentarão para a criação dessa agenda positiva. As Empresas interessadas deverão entrar em contato com a ABRAVA e informar seus objetivos através do e-mail: presidencia@abrava.com.br.

Momento Comunicação