O ABNT/CB-055 está subdividido em quatro subcomitês e duas comissões especiais:

 

SCB-055:001 – Refrigeração

SCB-055:001 – Refrigeração
055:001.001 Componentes para Refrigeração Normalização no campo de componentes para refrigeração no que concerne à classificação, requisitos e métodos de ensaio.
055:001.002 Expositores Frigoríficos Normalização no campo de expositores frigoríficos, com equipamento frigorífico remoto ou acoplado ao expositor, no que concerne à classificação, requisitos e métodos de ensaio.
055:001.003 Equipamentos para Câmaras Frigoríficas Normalização no campo de equipamentos de refrigeração unitários para instalação em câmaras frigoríficas no que concerne à classificação, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.
055:001.004 Sistemas de Refrigeração Comercial e Industrial Normalização no campo de sistemas de refrigeração comercial e industrial, compreendendo projeto, execução, aceitação e manutenção das instalações, no que concerne à classificação, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.
055:001.005 Manuseio e Contenção de Fluidos Refrigerantes Normalização no campo de manuseio e contenção de fluidos refrigerantes, compreendendo projeto, instalação, operação, manutenção e reparos em equipamentos e sistemas de refrigeração e ar condicionado que usem fluidos refrigerantes, bem como a detecção de vazamentos, recolhimento, reciclagem e regeneração de fluidos refrigerantes, no que concerne à classificação, desempenho, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

 


SCB 055:002 – Condicionamento de Ar e Ventilação

SCB 055:002 – Condicionamento de Ar e Ventilação
055:002.001 Sistemas de Condicionamento de Ar e Ventilação na Área da Saúde Normalização no campo de sistemas de condicionamento de ar e ventilação para aplicações em hospitais e na área da saúde em geral, compreendendo projeto, execução e aceitação das instalações, no que concerne à classificação, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.
055:002.002 Sistemas de Exaustão de Cozinhas Comerciais e Industriais Normalização no campo de sistemas de exaustão para cozinhas comerciais e industriais compreendendo projeto, execução e aceitação das instalações, no que concerne à classificação, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.
055:002.003 Sistemas de Condicionamento de Ar e Ventilação Comerciais e Industriais Normalização no campo de sistemas de condicionamento de ar e ventilação para aplicações comerciais e industriais, compreendendo projeto, execução e aceitação das instalações para a segurança e a qualidade do ar, no que concerne à classificação, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.
055:002.004 Rejeição de Calor Normalização no campo de rejeição de calor, compreendendo o resfriamento evaporativo do ar, resfriamento da água ou do fluido de processo pela evaporação da água ou pela variação da temperatura do ar, calor sensível, incluindo componentes, equipamentos e sistemas, no que concerne à classificação, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.
055:002.005 Equipamentos de Expansão Direta Divididos e Compactos Normalização no campo de equipamentos de expansão direta divididos e compactos, compreendendo a seleção, instalação, aplicação, operação e manutenção de equipamentos de condicionamento de ar de expansão direta divididos (mini Split) e de expansão direta compactos (de janela), no que concerne à classificação, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

 


SCB 055:003 – Aquecimento

SCB 055:003 – Aquecimento
055:003.001
Equipamentos e Sistemas para Aproveitamento Térmico da Energia Solar
Normalização no campo de equipamentos e sistemas para aproveitamento térmico da energia solar, compreendendo o projeto, execução, aceitação das instalações e operação, no que concerne à classificação, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

 


SCB 055:004 – Terminologia

SCB 055:004 – Terminologia
055:004.001
Terminologia
Normalização no campo de refrigeração, ar-condicionado, ventilação e aquecimento, que concerne à terminologia.

 

Medições em Campo

055:000.001 Medições em Campo Normalização no âmbito de medições em campo, compreendendo a qualidade do ar e a conservação de energia de equipamentos e sistemas de refrigeração, ar condicionado, ventilação e aquecimento, no que concerne a desempenho, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

 


Comissão de Estudo Especial:

Órgão técnico da estrutura da ABNT, criado quando o assunto de seu escopo não está contemplado no âmbito de atuação de outro Comitê Brasileiro ou Organismo de Normalização Setorial já existente.
O ABNT/CB-055 oferece apoio logístico às seguintes Comissões de Estudos Especiais:

ABNT/CEE-138 Elementos para limpeza do ar e outros gases
A ABNT instalou a ABNT/CEE 138 – Comissão de Estudos Especiais de “Elementos para Limpeza de Ar e Outros Gases”.
Esta Comissão de Estudo Especial é o espelho, na ABNT, do ISO/TC 142 que trata do escopo desta a CEE. Deve participar como membro efetivo dos trabalhos deste ISO/TC, representando a ABNT.

A ABNT/CEE é constituída basicamente pelo grupo de trabalho correspondente do ABNT/CB-046 (Comitê Brasileiro de Áreas Limpas e Controladas) que trata de filtragem do ar e está sendo transferido para esta CEE, dando continuidade aos trabalhos em curso. É reforçada com a participação de membros do ABNT/CB-055 e outros diretamente interessados no assunto.

A ABNT/CEE-138 está hospedada na ABRAVA e tem o apoio logístico e de secretaria do ABNT/CB-055. A participação é aberta a todos os interessados, basta informar ao ABNT/CB-055, os dados pessoais, empresa/órgão que representa, a fim de que seja incluído no mailing da Comissão de Estudos Especiais.