Um bom sistema de gestão de energia pode trazer diversos benefícios para uma empresa. Por isso, é preciso estar atento às formas de eficientização para, além da redução de custos, manter a equipe informada sobre o combate ao desperdício.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), identificou a importância de abordar o assunto e está promovendo eventos no Recife, em Caruaru e em Petrolina um workshop voltado para temática com foco nas Chamadas Públicas de Projetos. Na capital pernambucana, o evento acontece no próximo dia 10, no auditório do JCPM Trade Center, organizado pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.

A Chamada Pública de Projetos é um mecanismo instituído pela Aneel para implantação de ações de eficiência energética para consumidores interessados em economizar energia.

Anualmente, um edital é lançado convocando os consumidores para apresentação de projetos de eficiência energética dentro de critérios técnicos e de viabilidade econômica. Clientes das classes residencial (condomínios), comércio e serviços, industrial, serviços públicos e poder público das esferas federal, estadual e municipal podem participar da iniciativa, submetendo projetos para eficientização das suas empresas ou instituições, como explica a gerente de Eficiência da Neoenergia, Ana Mascarenhas.

“Os consumidores preparam o pré-diagnóstico e submetem para a Celpe avaliar. Todas as regras estão no edital publicado no site da distribuidora. A chamada de 2019 foi aberta em março e se encerrou no mês de maio. No entanto, uma nova chamada deve ser aberta até o final deste ano”, esclarece Ana.

As Chamadas Públicas têm como objetivo tornar o processo decisório de escolha dos projetos e clientes beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética mais transparente e democrático, promovendo maior participação da sociedade. Por meio desse instrumento, todos os interessados poderão apresentar propostas.

No workshop, os especialistas irão compartilhar seus conhecimentos e orientar os consumidores no desenvolvimento de ações para apresentar nos editais além de disseminar o tema entre os participantes.

A programação irá se estender ao longo de todo o dia com palestras sobre os canais de atendimento da Celpe, procedimentos do Programa de Eficiência Energética, mecanismo da Chamada Pública, gestão energética como oportunidade de economia, climatização eficiente, eficiência energética na indústria e iluminação eficiente.

Entre os palestrantes convidados, o especialista em projetos de iluminação especial, João Gabriel Pereira de Almeida, trará informações sobre iluminação eficiente. “Até os anos 2000 falávamos apenas em lâmpadas fluorescentes e descarga a alta pressão. Hoje em dia, não existe outro tipo de solução que não os LEDs. Atualmente, as luminárias LEDs são recomendadas para todos os usos na iluminação artificial. Desde a iluminação de galpões industriais, centros de distribuição, passando por supermercados, farmácias, lojas de varejo, na iluminação pública, esportiva chegando também na iluminação residencial”, esclarece João Gabriel.

Completando o quadro de especialistas convidados, estão o superintendente de Relacionamento com Clientes da Celpe, Pablo Andrade, a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas e o gestor da unidade de Engenharia e Projetos de Eficiência Energética, Daniel Sarmento. O workshop também contará com palestras do diretor-executivo da Abristal e especialista em energia pela ONU, Alberto Fossa, o vice-presidente de eficiência energética daAbrava e especialista em sistemas de climatização e ar condicionado, Tomaz Cleto, e o gestor de energia e especialista em eficiência energética no Senai – IST Energia, Rodolfo Pinheiro.

As vagas são limitadas e sujeitas à capacidade do local Acesse