“AVACR rumo a um futuro sustentável e saudável”, foi o tema do XVIII CONBRAVA – Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar, que reuniu mais de 600 congressistas, e aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no São Paulo Expo. Organizado e realizado pela ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, e correalização do SINDRATAR SP, o Congresso contou com quatro mesas-redondas e mais de 40 palestras. O evento recebeu renomados convidados nacionais e internacionais, entre os quais, representantes da academia, associações e empresas do AVACR (aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração).

Com abrangência nacional e internacional e periodicidade bienal, o CONBRAVA 2023 atingiu seus objetivos ao proporcionar a troca de experiência, atualização e difusão de conhecimentos baseados no que existe de mais moderno em tecnologias e soluções no escopo dos segmentos representados pela ABRAVA. Enquanto fórum de debates, o Congresso reuniu palestrantes e profissionais de áreas multidisciplinares, que tiveram a oportunidade ímpar de acessar o que existe de mais atual no dentro e fora do Brasil.

A comissão organizadora da 18ª edição do CONBRAVA, formada por mais de 30 profissionais de áreas multidisciplinares, se reuniu inúmeras vezes, reuniões que levaram à decisão de um tema contemporâneo e importante para o momento que a sociedade brasileira e mundial vive, além da inserção do setor AVACR no contexto do tema “rumo a um futuro saudável e sustentável”. Foram avaliados mais de 110 trabalhos para chegada aos aprovados, trabalhos estes que poderão ser conferidos nos anais do Congresso.

Para o Eng° Leonardo Cozac, Presidente da Comissão Organizadora do CONBRAVA, “a qualidade dos trabalhos apresentados, bem como as discussões nas mesas-redondas, foram da mais alta qualidade técnica e acadêmica sendo considerado por muitos dos melhores congressos dos últimos anos”. Confira a entrevista com Leonardo

O primeiro dia de programação do CONBRAVA 2023 contou com uma abertura solene formada por Leonardo Cozac, e outras personalidades do setor, são eles: Gilberto Natalini ( Secretário executivo de Mudanças Climáticas, do município de SP); Pedro Evangelinos (Presidente do Conselho Administrativo da ABRAVA); Arnaldo Basile (Presidente Executivo da ABRAVA), Charles Domingues (vice-presidente da comissão organizadora do CONBRAVA 2023), Alexandre Kontoyanis ( presidente do Chapter Brasil Ashrae);  Mário Canale (presidente ASBRAV), Edson Alves (presidente SMACNA), Gerson Catapano (Presidente da SBCC), e Marcelo Linguitt (representante da MUTUA CONFEA).

Gilberto Natalini, Secretário executivo de Mudanças Climáticas, do município de SP, destacou em seu discurso que “a criação da secretária de mudanças climáticas no município de SP é para se comemorar, pois é a primeira criada no Brasil, já seguida pela recém criada em Niterói e da já anunciada em Belém do Pará” e, citou uma fala do secretário da ONU, Antonio Guterres que disse que as mudanças climáticas estão fora do controle, “passamos pela emergência, catástrofe e agora estamos na fase do colapso Climático”. Gilberto concluiu dizendo que nesta frase não há exageros em suas considerações.

O ciclo de palestras do CONBRAVA 2023, foi aberto com a palestra internacional da presidente da ASHRAE, Ginger Scoggins que abordou o tema ASHRAE 2023-2024 Presidential Theme – Challenge Accepted: Tackling the Climate Crisis.

Foram três dias de disseminação de informações, apresentação de novas tendências e soluções para o bem-estar, segurança e qualidade de vida da população, além das questões relacionadas à vida sustentável. Na programação do CONBRAVA mais de 40 palestras, considerando trabalhos aprovados, além de as palestras de renomados profissionais, como convidados de entidades, órgãos correlacionados ao setor AVACR e palestras técnico comerciais das empresas patrocinadoras.

Confira a entrevista com o Presidente da ABRAVA Engº Basile  AQUI

 

As mesas-redondas

Tradicionalmente, as mesas-redondas levam para o CONBRAVA, debates de alto nível acerca das temáticas propostas de acordo com os quatro setores representados no evento, são elas: Eficiência Energética, Fluidos Refrigerantes, Qualidade do Ar Interno e Tratamento de Águas para o setor AVACR.

Confira a entrevistas com os coordenadores

Eficiência Energética – José Felamingo AQUI

Fluidos Refrigerantes – Roberto Peixoto AQUI

Tratamento de águas – Charles Domingues AQUI

Qualidade do Ar Interno – Antonio Mariani AQUI

 

Como legado desta edição, a síntese das mesas-redondas foi deixada para que a comunidade técnico-científica-acadêmica utilize como base para futuros projetos e ações em benefício do contínuo desenvolvimento tecnológico e das boas práticas nos Setores do Ar Condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento. Para os interessados, a íntegra das considerações do presidente da comissão organizadora do evento e dos coordenadores das mesas-redondas podem ser conferidas no canal do youtube da ABRAVA. Acesse

O LEGADO DO CONBRAVA 2023 – CONFIRA 

 

Trabalhos 

Com o objetivo de incentivar as novas ideias e intercâmbios de experiências inovadoras, foram premiados os três melhores trabalhos apresentados, eleitos pelos congressistas participantes durante o evento. Esta é uma forma de reconhecer, valorizar e apresentar ao mercado os melhores trabalhos desenvolvidos por profissionais que atuam no setor AVAC-R. São eles:

1º lugar

Otimização experimental de salas de cirurgia utilizando fluxo de ar unidirecional com foco em projeto por Christyam Alcantara Paulo da Silva e Jorge Zato

 

2º lugar

Literature review on air-to-air energy recovery equipment (ERV) applied in air  conditioning  systems por João Pimenta

 

3º lugar

Tecnologias aplicadas na garantia da performance e eficiência no tratamento do ar em estabelecimentos assistenciais de saúde por Ricardo Facury

  

Apoio

Esta edição do CONBRAVA contou com patrocínio e apoio destas empresas que viabilizaram a realização deste renomado congresso. Na categoria diamante: Daikin e Heating Colling; Categoria ouro: TRANE; Categoria prata: Armstrong, DANFOSS, Klimatix, Midea Carrier e Trox Technik, Mútua/ Confea; e, Copatrocínio: Conforlab, Copeland, KSB, Projelmec e RAC

Agradecimentos para as entidades apoiadoras: ABRAFAC, ABRALIMP, ASBRAV, ASHRAE Brasil Chapter, BRASINDOOR, FAIAR, FAPRO, FEBRAVA, FEI, GRUPAS, IBF, IIAR, Mackenzie, PNQAI, SBCC, SIMMMEF, SMACNA BRASIL, Universidade de São Paulo – POLI USP.

 

Confira o álbum de fotos do CONBRAVA com os melhores momentos ACESSE

Confira as diversas entrevistas com especialistas do CONBRAVA no canal do youtube ABRAVA ACESSE