Mudando o clima formou 46 alunas e vai crescer para outras cidades do país
Criado ainda como projeto-piloto no fim de 2023, o curso “Mudando o clima”, do Sindratar-RJ, voltado a qualificar em Refrigeração mulheres de favela no Rio de Janeiro, fecha o ano de 2024 com um total de 46 alunas formadas. Mais: além das novas turmas do Rio, o ano de 2025 verá a replicação do modelo em outras cidades.
À frente do projeto, que é pioneiro no país em oferecer qualificação no setor predominantemente masculino a mulheres em condições de vulnerabilidade social, estão Leonardo Salles, presidente do Sindratar-RJ e diretor executivo da A.Salles Engenharia, e a consultora ESG Silvia da Costa, líder de núcleos do Grupo Mulheres do Brasil no Rio e em Porto Seguro.
A excelência e vanguardismo do projeto conseguiram grande repercussão junto à imprensa. Durante a semana de aulas da turma selecionada no Complexo da Maré, a Tv Globo produziu reportagem que acabou tendo mais de 3 minutos de duração no principal noticiário local.
Também o programa Bom Dia Favela, da Band, e outros espaços da mídia eletrônica e impressa haviam dado espaço à iniciativa do Sindratar-RJ.
“Mudando o clima é um projeto que tivemos o orgulho de lançar e que pretendemos ver reproduzido por todo o país”, diz Leonardo Salles.
Composto de aulas teóricas e práticas no moderno Centro de Treinamento do Sindratar-RJ, equipado pela multinacional japonesa Daikin, o curso também contempla aspectos importantes para o bom desempenho profissional das alunas, como uma mentoria sobre desenvolvimento pessoal, ministrada por Silvia da Costa, e uma introdução ao empreendedorismo e ao planejamento financeiro, a cargo do Sebrae.
“O curso contempla o empoderamento feminino, que só pode ser alcançado a partir da emancipação financeira da mulher. A partir do patrocínio do PASI Seguros e do apoio da Firjan, conseguimos garantir o transporte das alunas para o Sindratar-RJ, que também recebem café da manhã, almoço e um lanche, antes de ir para casa”, conta Silvia.
Durante a semana do curso, as alunas chegam ao Sindratar-RJ às 8h30min, tomam café e começam as aulas, interrompidas para o almoço, em restaurante próximo ao sindicato. Na volta, mais aprendizado. A pausa para o lanche recarrega as baterias das alunas, que deixam o Centro de Treinamento no fim da tarde.
Ao conceber o curso, Silvia levou em conta tanto a carência de oportunidades para as mulheres – e sobretudo as de favela – no ambiente da Refrigeração e a gigantesca demanda por serviços de limpeza e manutenção de aparelhos de ar condicionado que ela própria constatou ao passar uma temporada em uma favela.
Aos 21 dias depois da da conclusão do curso, seguindo o modelo Empretec, as alunas retornam para um workshop em que se discute em que serviços e empresas gostariam de ser alocadas – algumas optam pelo trabalho de campo, no reparo e manutenção de aparelhos, enquanto outras dão preferência a atuar no setor administrativo.
O Sindratar-RJ mobiliza as empresas associadas à entidade para absorver a mão de obra. Este esforço já vem dando resultado. Durante as aulas da segunda turma de 2024, uma empresária que conta com mais de 1000 colaboradores visitou o Sindratar-RJ para avaliar a possibilidade de recrutar alunas para sua empresa.
O QUE DIZ QUEM JÁ FEZ O CURSO
Uma das mais aplicadas alunas da primeira turma foi Flávia Francisca da Silva, que vive na comunidade da Igrejinha, São João do Meriti, e levou a filha e duas sobrinhas para participarem do curso. Animada diante do que aprendeu, já sonha empreender: quer começar um negócio de manutenção de aparelhos de refrigeração, aproveitando a grande demanda que passou a perceber:
“Todo mundo perto de onde moro tem ar condicionado, mesmo os mais antigos, de janela. Como sou conhecida e respeitada pelos vizinhos, tenho grande chance de ser contratada para fazer limpeza e manutenção dos equipamentos deles”.
PRÓXIMAS TURMAS
O Mudando o clima retomará as aulas no início de Março e a expectativa dos organizadores do curso é de que haja uma turma por mês. Silvia da Costa já vem correndo o Brasil para apresentar o projeto e ver que outras entidades e instâncias do poder público querem aderir.
Mais informações SINDRATAR – Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento do Ar do Estado do Rio de Janeiro