No dia 16 de novembro, estiveram reunidos os representantes da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SMDET). Na pauta da reunião a Portaria 1.041 de Outubro/2020 que destaca entre os protocolos de retomada de ambientes comerciais, a recomendação de que todo ambiente que dispuser de ventilação artificial tenha seus dutos e equipamentos limpos e esterilizados semanalmente, a fim de evitar a propagação do vírus.

Para o Eng° Arnaldo Basile, Presidente da ABRAVA, “A interação com os profissionais da Secretaria Municipal atendeu plenamente as nossas expectativas, graças ao atencioso interesse demonstrado durante toda a reunião. A oportunidade é valiosa e não a desperdiçaremos!”

O objetivo da reunião foi de esclarecer pontos da Portaria 1.041 de Outubro/2020, que autoriza nos termos dos protocolos sanitários a retomada da presença de público em determinados tipos de ambientes. Consta do item 6, referente à sanitização de ambientes, informações relacionadas aos sistemas de climatização artificial, com destaque para a limpeza de dutos semanalmente, ação fora das recomendações das normas.

As considerações da comissão técnica da ABRAVA relacionadas à Portaria foram apresentadas pelo Eng° Leonardo Cozac aos representantes da SMDET, informações essas debatidas e compreendidas. A recomendação dos representantes da Secretaria foi para que a ABRAVA protocole um ofício com a solicitação de alteração da Portaria, considerando os protocolos corretos de acordo com as normas vigentes para o setor AVAC-R, para que ambientes comerciais operem normalmente durante a pandemia.

Na ocasião, identificou-se a oportunidade de um convênio entre a ABRAVA e a SDMET, para a criação de programa identificado como “bolsa trabalho”, cujo objetivo é ampliar a capacitação de novos profissionais para o setor AVAC-R. Essa sugestão ficou de ser analisada por ambas as entidades.

Participaram da reunião representando a:

Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SMDET): Dr. Robério Rocha, Priscila Rodrigues, Juliana Motta e Daniele Pargas.

ABRAVA: Arnaldo Basile, Arnaldo Parra, Eduardo Brunacci, Gilberto Machado, Leonardo Cozac, Marcelo Munhoz, Miguel Ferreirós, Paulo Rosenthal e Renato Carvalho.