Em meio às comemorações da Semana do Dia Mundial da Refrigeração, a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento, promoveu nesta terça-feira, 24 de junho, a VI edição do Seminário de Refrigeração Comercial e Industrial, na sede da FIESP, em São Paulo. O evento reuniu especialistas, empresas e instituições para debater o tema “Inovações em Refrigeração Comercial e Industrial”, com destaque para tecnologias focadas na sustentabilidade, eficiência energética e capacitação profissional no setor AVACR.

Organizado pelo Departamento Nacional de Refrigeração da ABRAVA, com correalização do SINDRATAR-SP, o evento reforçou sua posição como um dos principais fóruns técnicos do setor, promovendo o intercâmbio de conhecimento entre indústria, academia e profissionais da cadeia de refrigeração. A programação contou com oito palestras técnicas, duas mesas-redondas que abordaram temas desde a descarbonização da economia até soluções inovadoras para datacenters e sistemas com fluídos naturais.

“Este seminário é uma oportunidade ímpar para tratarmos de temas urgentes para o setor, como a inovação tecnológica aliada à sustentabilidade e à segurança operacional”, destacou Mauro Gomes, presidente do DN Refrigeração da ABRAVA, na abertura do evento. A cerimônia de abertura contou com a participação de Arnaldo Basile, ex-presidente da ABRAVA, Anícia Pio, gerente de sustentabilidade da FIESP, e Renato Majarão, ex-presidente do DN. Luiz Villaça, vice-presidente do DN Refrigeração foi o mediador do evento, destacando todo seu conhecimento na condução do seminário.

Entre os destaques da programação do período da manhã estiveram as palestras de Anícia Pio, sobre os “Desafios da Descarbonização da Economia”; dos engenheiros Maurício Barbosa Jr. e Mauricio Barbosa Neto, que trouxeram soluções com amônia em cargas reduzidas; de Thiago Pietrobon, diretor de Meio Ambiente da nova gestão da ABRAVA, que abordou o gerenciamento do ciclo de vida na refrigeração; e de Alisson Souza que que destacou o uso de amônia em sistemas com injeção de líquido. O painel do período da manhã foi encerrado com uma mesa-redonda comandada por Lucas Fugita, secretário do DN Refrigeração.

O seminário também foi espaço para o lançamento da campanha “Família Refrigeração”, desenvolvida em parceria entre ABRAVA, GIZ e o Ministério do Meio Ambiente, que valoriza os profissionais do setor e suas trajetórias.

A programação do período da tarde foi marcada por temas voltados à tecnologia e inovação, Rogério Marson de forma muito didática as transformações e novidades na refrigeração comercial para supermercados; o uso de fluídos naturais com tecnologia inverter para refrigeração comercial foi destacado por Erik Pereira Martins; já Fernanda Moreira, do Distrito Tecnológico do SENAI-SP, sobre a conexão entre indústria e inovação; e Marcos Santamaria abordou os avanços na refrigeração de datacenters.

Empresas como Armacell, Bitzer, Copeland, Danfoss e RAC estiveram entre os patrocinadores principais, ao lado de copatrocinadoras como Full Gauge, Gree e Refrio.

O VI Seminário aconteceu na mesma semana do World Refrigeration Day, comemorado mundialmente no dia 26 de junho, que neste ano traz como tema “Cool Skills – Profissões do Frio”, destacando a importância da formação técnica e da valorização dos profissionais do setor. A presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, GIZ, PNUD, UNIDO, IBF, SENAI Oscar Rodrigues Alves, demonstram o alinhamento e responsabilidade da ABRAVA em relação as boas práticas para o setor da refrigeração

Com participação híbrida, o evento reforça o compromisso da ABRAVA com a disseminação do conhecimento técnico, ampliando o acesso a conteúdo especializado a profissionais de todo o Brasil. O evento ficou gravado no canal oficial do youtube da ABRAVA, acesse aqui

Confira o álbum de fotos AQUI