
Dia Mundial de Proteção da Camada de Ozônio marca 10 anos da Emenda de Kigali e prepara debate no II Fórum de Meio Ambiente ABRAVA
Data celebrada no dia 16 de setembro, reforça a importância da cooperação internacional para a proteção da camada de ozônio. No dia 22 de setembro, o setor AVACR volta ao tema durante o II Fórum de Meio Ambiente ABRAVA, dedicado aos dez anos da Emenda de Kigali. O evento será realizado em São Paulo, em formato híbrido, e está com inscrições abertas.
No dia 16 de setembro, o mundo celebra o Dia Mundial de Proteção da Camada de Ozônio, uma data que remete aos avanços alcançados a partir do Protocolo de Montreal e, ao mesmo tempo, reforça a necessidade de continuidade das ações voltadas à proteção ambiental.
Em 2026, a data ganha um significado especial para o setor de climatização, refrigeração, ar-condicionado e ventilação, pois marca os 10 anos da Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal, acordo internacional que ampliou os compromissos relacionados à redução do uso de hidrofluorcarbonetos (HFCs), gases de efeito estufa utilizados em diferentes aplicações de refrigeração e climatização.
O marco de uma década também coloca novos desafios para o Brasil e para toda a cadeia AVACR, especialmente diante da necessidade de acompanhar a implementação dos compromissos, ampliar o conhecimento técnico e estimular a participação dos diferentes agentes envolvidos.
É nesse contexto que o Departamento Nacional de Meio Ambiente da ABRAVA realizará, no dia 22 de setembro de 2026, o II Fórum de Meio Ambiente ABRAVA, com o tema “10 anos da Emenda de Kigali”.
Para Filipe Colaço, presidente do Departamento Nacional de Meio Ambiente da ABRAVA e organizador do Fórum, o momento exige que o setor acompanhe de perto os próximos passos da implementação. O encontro pretende aproximar informação, participação e os diferentes elos da cadeia AVACR em torno dos desafios e perspectivas para a próxima etapa dessa agenda”.
O II Fórum de Meio Ambiente
A programação do II Fórum reunirá especialistas e representantes de empresas do setor para abordar aspectos relacionados à implementação da Emenda de Kigali no Brasil, incluindo práticas de recolhimento e reciclagem, os desafios brasileiros, as perspectivas para os próximos anos e a participação da indústria no processo de transição.
Entre os destaques está a palestra especial sobre os dez anos da Emenda de Kigali, com Dr. Thiago Pietrobon, Diretor de Meio Ambiente da ABRAVA. Também participam da programação André Oliveira, da Mastercool, com o tema “Recolher, Reciclar e Preservar”; Danilo Gualbino, da Solstice, que abordará “Brasil, 10 anos após a implementação da Emenda de Kigali: desafios, oportunidades e propostas”; Rafael Mattos, da Haier, com uma apresentação sobre a contribuição da empresa ao longo desse período; e Filipe Colaço, da Recigases, com o tema “Fluido Refrigerante: um componente que também precisa de manutenção”.
O papel da ABRAVA
Além de promover o debate, a ABRAVA vem buscando ampliar o acompanhamento da implementação da Emenda de Kigali no país.
Uma das iniciativas foi o reconhecimento da ABRAVA como observadora oficial do Protocolo de Montreal e a criação do Observatório de Implementação da Emenda de Kigali no Brasil, proposta que pretende acompanhar, diagnosticar e dar maior transparência ao andamento das ações relacionadas à Emenda no país.
Para o Dr. Thiago Pietrobon, o marco dos dez anos da Emenda de Kigali é também uma oportunidade para refletir sobre a próxima década.
“A comemoração do Dia Mundial de Proteção da Camada de Ozônio e o II Fórum nos convidam a refletir sobre os próximos dez anos. Se o Protocolo de Montreal representa uma trajetória histórica de cooperação internacional, a Emenda de Kigali coloca novos desafios e responsabilidades para governos, indústria, empresas e profissionais.”
A iniciativa também contempla articulações institucionais, incluindo uma proposta de projeto ao Fundo Multilateral, com participação do PNUD, e diálogo com organismos e instituições envolvidos na agenda ambiental, entre eles UNIDO, GIZ e a Unidade Nacional de Ozônio.
Nesse cenário, o II Fórum de Meio Ambiente ABRAVA busca ampliar a compreensão do setor AVAC-R sobre a Emenda de Kigali e seus desdobramentos, estimulando empresas e profissionais a acompanhar as discussões e contribuir para a construção dos próximos passos dessa agenda no Brasil.
Confira a programação e faça sua inscrição AQUI
II Fórum de Meio Ambiente ABRAVA
Tema: 10 anos da Emenda de Kigali
Data: 22 de setembro de 2026
Horário: 8h30 às 12h30
Formato: Híbrido
Local: FIESP/SP

