Engloba fabricantes de equipamentos de AC de maior porte, tais como chillers e roof tops. É responsável pelas principais obras de grande porte existentes no mercado de AC brasileiro de ar condicionado.

Entre as suas diversas ações, o Departamento Nacional de Fabricantes de Ar Condicionado Central tem buscado apresentar à sociedade soluções tecnológicas para a obtenção de alta eficiência energética e, assim, assegurar o aproveitamento dos amplos benefícios proporcionados pelos equipamentos e sistemas de ar condicionado.

Departamento de Ar Condicionado Central da ABRAVA tem nova diretoria – julho 2019

Eficiência energética, fluidos refrigerantes, aproximação com órgãos do governo e entidades ligadas ao setor estão na pauta da nova gestão do Departamento Nacional de Ar Condicionado Central (DNAC) da ABRAVA, que tomou posse para o 2019/2020. Profissionais de renomadas empresas do setor são voluntários e estão à frente do departamento, são eles: Cristiano Brasil – Midea Carrier como presidente; Matheus Lemes -Trane como vice-presidente (VP) Técnico; e, Gerson Robaina da Johnson Controls-Hitachi como VP de Marketing.

Para Cristiano, presidente do DNAC, “Temos muito trabalho pela frente. Para esta gestão definimos alguns desafios, entre eles, encontrar um modelo de negócio e regulação sustentável para a certificação de equipamentos que estamos discutindo dentro dos Grupos Técnicos dos fabricantes. Queremos intensificar a sinergia entre os DNs da ABRAVA para focarmos em assuntos específicos como os projetistas.  Além de, buscar melhorias no processo decisório para o grupo, organizando os trabalhos de modo que as informações cheguem aos participantes com antecedência, desta forma conseguiremos chegar a melhores posicionamentos para o setor que representamos”.

Na pauta do DNAC, além de assuntos macros como Eficiência energética, fluidos refrigerantes, aproximação com órgãos do governo e entidades ligadas ao setor, o DN tem uma série de outros assuntos a serem tratados nesta gestão, entre elas:

  • Participar ativamente da pauta de eficiência energética e testes de equipamentos no Brasil. Discussão da adoção de normas, procedimentos de teste e estrutura laboratorial;
  • A formação de um Grupo Técnico (GT) para discussões de normas de eficiência, testes disponíveis no mundo para embasamento da posição dos Departamentos Nacionais, quanto a proposta do novo modelo regulatório em desenvolvimento pelo Inmetro;
  • Ampliar a sinergia das empresas participantes do DN com órgãos governamentais e entidades como Eletros, ABINEE e ABIMAQ, com o objetivo de elevar os fabricantes de AVAC a uma posição de destaque nas discussões técnicas de pautas comuns do setor.
  • Iniciar discussões acerca da adoção de novos refrigerantes, principalmente os levemente inflamáveis para desenvolvimento de Recomendações ao setor. O Grupo está preocupado com o que tem acontecido no mercado de gases para Retrofit de máquinas existentes, o objetivo é desenvolver um trabalho de normatização de segurança para gases refrigerantes no Brasil, similar ao Standard ASHRAE 15.
  • Acompanhamento do PBE Edifica
  • Acompanhamento de assuntos governamentais na parte tributária e de abertura de mercado que está sendo comunicada pelo governo, abertura de mercado, entre outros assuntos.

 

O grupo do DNAC é formado por empresas representantes dos maiores players do setor de ar condicionado, associadas à ABRAVA, que se reúnem mensalmente para discussão de temas relacionados ao setor.

 

Presidente: Cristiano Brasil
cbrasil@mideacarrier.com

vice-presidente (VP) Técnico – Matheus Lemes -Trane

VP de Marketing – Gerson Robaina da Johnson Controls-Hitachi