Entre os dias 11 e 15 de setembro, São Paulo recebeu mais uma edição do maior encontro do setor AVAC-R – a FEBRAVA, que durante uma semana intensa de atividades reuniu milhares de profissionais e empresas, vindos de diversas regiões do Brasil e de outros países. De um lado, a disponibilidade de conhecimento e apresentação de novas tecnologias; do outro, a busca pela troca de informações, novos conhecimentos, qualificação e muito networking.
Foram meses de preparativos para que a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, que contou com o apoio do SINDRATAR SP, chegasse ao seu objetivo, totalizando mais de 170 horas de disseminação de conhecimento, dentre os eventos de curadoria da Associação. Uma extensa agenda de atividades que reuniu mais de 5 mil profissionais, e foi acompanhada ao logo da semana mais importante para o setor no Brasil.
O Presidente executivo da ABRAVA, o Engº Arnaldo Basile, destacou que “Um dos objetivos da ABRAVA é reunir especialistas, empresas e a academia para a disseminação de conhecimento para os profissionais da área e para a Sociedade. A 22a Edição da FEBRAVA promoveu intensa interação da indústria com o público, não somente com belos estandes muito bem estruturados, mas também com as renovadas Ilhas temáticas. O sucesso da FEBRAVA se caracterizou fortemente com inúmeras inovações tecnológicas com 79 delas premiadas com o Selo Inovação por uma comissão especialmente constituída para avaliá-los.
“Há mais de 1 ano trabalhamos para realizar os diversos eventos que preencheu essa semana repleta de atividades voltadas para o Setor. Lideramos os eventos geradores de conteúdo, abrilhantando ainda mais a 22a Edição da FEBRAVA, realizada com excelência pela RX” finalizou Basile
O “XXXII Encontro Nacional de Empresas Projetistas da ABRAVA” abriu a semana, com dois dias de programação, nos dias 11 e 12 de setembro. O evento organizado pelo DNPC – Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores tratou do tema “AVAC-R: conforto ou necessidade?”, e reuniu mais de 200 profissionais, com o objetivo da disseminação de informações acerca da importância de um projeto assertivo para sistemas de climatização e refrigeração.
O “Dia de Treinamento”, já em sua 4ª edição, aconteceu nos dias 11 e 12 e reuniu renomados profissionais como atualização e qualificação em relação a temas relevantes para o AVACR. A organização e curadoria dos conteúdos contaram com lideranças de três Departamentos Nacionais da ABRAVA (Instalação e Manutenção – Meio Ambiente – Tratamento de Águas) e do Comitê de Normas Regulatórias.
A 22ª FEBRAVA, realizada entre os dias 12 e 15 de setembro, reuniu mais 25 mil pessoas, nacionais e internacionais, ocupou 50mil m² e contou com mais de 500 marcas expositoras, além de seis Ilhas Temáticas.
Já o XVIII CONBRAVA, que aconteceu entre os dias 13 e 15 de setembro, abordou o tema “AVAC-R: rumo a um futuro saudável e sustentável”, contou com a circulação de mais de mil profissionais ao longo de três dias de congresso, ocasião em que foram apresentadas mais de 40 palestras e quatro mesas-redondas pautadas nos temas: Eficiência Energética, Fluido Refrigerante, Qualidade do Ar Interno e Tratamento de Águas.
O “Jantar ABRAVA” promovido no dia 13, reuniu membros da Diretoria e convidados internacionais para um momento de descontração e networking, no Jardineira Grill, em Moema. No dia 12 ainda, aconteceu o jantar ASHRAE oferecido ABRAVA, o evento teve por objetivo celebrar a parceria das entidades.
O “IV Encontro Nacional de Mulheres da ABRAVA”, no dia 14 de setembro, reuniu mais de 200 profissionais com o objetivo da trocpara palestras de quatro renomadas, são elas: Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree de Hotéis e vice-presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, e a empresária Tatyane Luncah, CEO da Escola Brasileira de Empreendedorismo) e mentora de empresárias.
Marta Lívia Suplicy, presidente do Conselho Superior Feminino da FIESP (CONFEM), e Karen Pegorari, analista de responsabilidade social nos conselhos superiores Feminino e de Responsabilidade Social da FIESP e responsável pelo programa “Elas na Indústria”.
A realização da 1ª edição do “Prêmio Nelson Baptista”, no dia 15, foi motivo de orgulho para a ABRAVA, pois o reconhecimento deste profissional reforça a parceria entre a promotora da Feira (RX Exbihtions) e a ABRAVA. A premiação considerou três categorias: Personalidade do Setor AVACR que reconheceu Cida Contrera; Expositor Destaque FEBRAVA 2023, vencida pela Elgin; e Eficiência na captura de leads, com a RAC Brasil.
O lançamento da “Feira Internacional de Tratamento, Classificação e Qualificação de Águas”, aconteceu no dia 15 de setembro e reuniu grandes players deste setor. A primeira edição será em 2025. A ação tem como referência o destaque para o tema no setor AVAC-R, disseminado pelo Comitê e Departamento Nacional de Tratamento de Águas da ABRAVA, liderado por Charles Domingues.
Ainda no dia 15 de setembro, foi realizado o Momento ABRAVA do Departamento Nacional de Instalação e Manutenção – DNIM, que tratou das “Oportunidades e desafios para o setor”. A reunião contou com membros de empresas associadas à ABRAVA, ocasião que puderam falar a respeito dos resultados da pesquisa aplicada no primeiro semestre, e definição das próximas atividades a serem desenvolvidas pelo grupo.
O “Dia de Treinamento”, já em sua 4ª edição, aconteceu nos dias 11 e 12 e reuniu renomados profissionais como atualização e qualificação em relação a temas relevantes para o AVAC-R.
Inclusão em Ação
Desde 2019, a ABRAVA tem demonstrado seu compromisso com a inclusão social, através do Projeto Atendentes Eficientes (PAE), contratando atendentes que são portadores da síndrome de Down para a recepção de seus eventos presenciais. Para os eventos ocorridos na última semana, contamos com uma equipe composta por 18 atendentes e 2 coordenadores dedicados, e o resultado foi muito positivo. Essa iniciativa é liderada pela secretaria da entidade e foi amplamente reconhecida como um sucesso por todos os envolvidos
Agenda no estande da ABRAVA e do SINDRATAR SP
O estande da ABRAVA e do SINDRATAR SP bateu recorde de visitações de todas as edições anteriores durante a FEBRAVA. A extensa agenda do local permitiu visitação qualificada e networking.
Para Joana Canozzi, diretora de MKT e Eventos da ABRAVA, “A feira foi um verdadeiro sucesso, refletindo o comprometimento de todos os membros da associação, aliado a um mercado ávido por receber inovações e poder voltar a se relacionar em fóruns de encontros como à FEBRAVA. A Feira inovou abrindo espaços para diferentes formas de reconhecimento e comunicação, dando ênfase para o diálogo que inclui na pauta também questões da pauta ESG relevantes no AVACR, além de extrapolar fronteiras trazendo representantes de diversos países, incluindo referencias do setor”
Ao longo da semana, diversas ações foram promovidas no espaço, entre elas:
Comemoração dos 26 anos do IBF – Instituto Brasileiro do Frio e apresentação do plano de trabalho e próximos passos, feita pelo atual presidente, Engº Oswaldo Bueno. O encontro reuniu profissionais membros do Instituto para um brinde especial e troca de informações.
O lançamento da Cartilha de Ar-Condicionado com Foco em Eficiência Energética, elaborada pelo Departamento Nacional de Ar Condicionado a pedido do Procel, reuniu representantes de empresas filiadas ao DNAC, diretores da ABRAVA e convidados.
A cartilha tem por objetivo disseminar informações acerca da temática, e tem como público-alvo gestores de ambientes, gerente de operação, facility managements, proprietários de pequenos comércios, residências, entre outros. A cartilha será disponibilizada para download no site da ABRAVA.
A “14ª Reunião Mensal da Diretoria Executiva da ABRAVA” e a “20ª Reunião Diretoria do SINDRATAR SP” foram promovidas no dia 14 de setembro, no estande das entidades, durante a FEBRAVA 2023. Os participantes abordaram as tratativas de assuntos da pauta do encontro mensal.
No mesmo dia, a 22ª Reunião da Câmara Ambiental do Setor de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (CETESB-ABRAVA) debateu atualizações sobre a Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal, definindo estratégias de atuação estadual, bem como a indicação de novos membros. Destaque para o lançamento da base do “Observatório AVAC-R” que define o novo ciclo de trabalho da Câmara, focado no acompanhamento das mudanças regulatórias e oportunidades para o setor.
Os membros do PNQAI – Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno também se movimentaram para a realização de uma reunião que contou com mais de 40 participantes, entre eles, representantes de associações, órgãos do governo, empresas privadas e academia. Na pauta, apresentação dos Membros, ações em andamento e planejamento de ações para 2024.”
O Departamento de Filiação da ABRAVA também preparou uma campanha com condições especialmente para a FEBRAVA. Diversas empresas passaram pelo estande da ABRAVA interessadas em obter informações dos benefícios ao ser uma empresa associada. A campanha será estendida até o final do mês de setembro.
O CEDOC – Centro de Documentação da ABRAVA que “transferiu” a Livraria para o estande da associação durante o período da FEBRAVA, ação que facilitou o acesso de profissionais do setor AVACR ao acervo disponível para venda. A ação foi comemorada devido ao recorde de livros vendidos durante a Feira
O Selo Destaque Inovação edição 2023, movimentou não apenas a ABRAVA e a RX como toda a estrutura da FEBRAVA 2023. O Selo foi criado com o objetivo de dar visibilidade aos produtos inovadores que apresentem processos considerados de relevância para o aprimoramento do AVACR.
A comissão organizadora do Selo ABRAVA SINDRATAR Destaque Inovação FEBRAVA 2023, coordenada pelo Engº Oswaldo Bueno, trouxe para esta novidades e algumas mudanças com o objetivo de ampliar a visibilidade dos produtos que receberão o Selo. Entre elas, destaca-se a formação de uma comissão técnica externa para a avaliação das inovações, são elas: ABRAVA, ANPRAC, ASBRAV, ASHRAE, BRASINDOOR, IBF, SMACNA, SIMMMEF e SINDRATAR SP. Além de, uma nova dinâmica com relação a prazos e formatos de divulgação.
A ação do Selo, ganhou ainda mais destaque com a gravação de videocasts com representantes das empresas contempladas com o Selo de Inovação, e que podem ainda após a feira ser conferidos no YouTube da ABRAVA.
Ao todos foram contempladas 29 empresas com a apresentação de 78 produtos. São elas: ACQUABIOS, CHEMOURS, COEL, COPELAND, DANFOSS, DELTAFRIO, ECOQUEST, ELGIN. ESTECH Engenharia, EVERY CONTROL, FUJITSU, FULL GAUGE, INDÚSTRIAS TOSI, LUDUFIX, MAYEKAWA, KLIMATIX, NIDEC/EMBRACO, PARKER, PEROY, SICTELL, SLIC, SURYHA FERRAMENTAS, TECUMSEH, TEXA, TROX e ZIEHL-ABEGG.