No dia 06 de dezembro, aconteceu na sede da ABRAVA em São Paulo, a Reunião do Conselho Nacional de Climatização e Refrigeração- CNCR. Na pauta do Encontro, assuntos relacionados ao setor AVAC-R, balanço das ações de 2019 e início de discussão para as atividades de 2020. Para a ocasião, além das entidades participantes do Conselho, foram convidados representantes de empresas fabricantes de ar-condicionado e refrigeração.

O presidente da ABRAVA, o engenheiro Arnaldo Basile, destacou que tem uma grande preocupação em estabelecer um bom ambiente de negócios, entre fornecedores e usuários, entre empresas fabricantes de equipamentos e as empresas de engenharia de instalação de sistemas centrais de ar condicionado. A tônica da reunião foi exatamente esta, uma reunião realizada de forma harmoniosa,  onde se buscou entendimento de todas as partes para a criação de um ambiente mais adequado para o desenvolvimento de negócios em nosso setor”.

Na ocasião, presidente em exercício do CNCR, o eng. Maurício Lopes, da Artemp – Bahia, passou a presidência para o eng. Newton Victor, da Inovar – Ceará, que estará à frente do Conselho no ano de 2020.

Como convidados participaram da reunião representantes de empresas do setor AVAC-R, com a:Midea Carrier, System Air, Transcalor, Trane e Trox.

O Conselho conta com representantes dez associações e sindicatos , entre eles: ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ventilação e Aquecimento, ANPRAC – Associação Nacional dos Profissionais de Refrigeração e Ar-condicionado, ASBRAV – Associação Sul Brasileira de  Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento, SINDIAR – Sindicato do Comércio Serviços e projetos em Refrigeração, Ar Condicionado, Climatização, Aquecimento, Tratamento do Ar Eletro e Eletrônico do Estado do Ceará; SIMMEF – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Florianópolis; e,  SINDRATAR – Sindicato da Industria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar dos Estados de São Paulo, , Bahia , Pernambuco e Rio Grande do Sul.

A próxima reunião do Comitê ficou agendada para o 1e trimestre de 2020.