
A Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) participou, com apoio institucional, da primeira edição do Cogen Nordeste, realizada no dia 04 de maio, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador. O evento, promovido pela Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) e patrocinado pela Bahiagás, reuniu especialistas, representantes do setor produtivo e autoridades para debater os desafios e oportunidades do mercado de cogeração de energia na região.
Representando a ABRAVA em Salvador, Maurício Lopes, participou das reuniões preparatórias e das atividades do evento, contribuindo com as discussões sobre o papel estratégico do gás e do biogás como fontes energéticas, especialmente em aplicações de climatização e refrigeração.
“Acreditamos que esse encontro abre caminho para novas frentes de colaboração, especialmente no desenvolvimento de um debate técnico voltado aos projetistas de sistemas de climatização. Retomar o diálogo sobre a utilização do gás natural em sistemas de ar-condicionado pode gerar ganhos expressivos de eficiência energética e contribuir para projetos mais sustentáveis em todo o país.” Concluiu Maurício.
A ABRAVA levou ao centro do debate a importância de integrar soluções energéticas à engenharia térmica, destacando o potencial do gás natural como alternativa eficiente e sustentável para sistemas de ar-condicionado, como GHPs (Gas Heat Pumps) e chillers a gás.
Segundo Magno Bernardes assessor de tecnologia de gás natural da Bahia Gás, a presença da ABRAVA foi essencial para ampliar o escopo técnico do evento e aproximar o tema da cogeração das práticas cotidianas do setor de climatização:
“Foi uma grande satisfação contar com a presença e o apoio institucional da ABRAVA no 1º COGEN NORDESTE. A participação da entidade trouxe ainda mais robustez ao evento, conectando o debate sobre cogeração à realidade prática da climatização e do uso inteligente da energia em edifícios, indústrias e grandes empreendimentos.”
Bernardo também destacou o papel articulador da ABRAVA junto a fabricantes, projetistas e mantenedores, e apontou caminhos para futuras colaborações:
A ABRAVA reafirma seu compromisso com o avanço tecnológico e a eficiência energética, e seguirá apoiando iniciativas que promovam a diversificação da matriz energética brasileira, com foco na inovação e sustentabilidade dos sistemas térmicos e prediais.
Na foto da esquerda para direita:
– Leonardo Caio (Diretor de Tecnologia e Regulação – COGEN)
– Mauricio Lopes (representante ABRAVA na Bahia)
– Luiz Gavazza (Diretor Presidente da BAHIAGÁS e atual Presidente do Conselho de Administração da ABEGAS)
– Celso Reinaldo Cavalcante Rodrigues (Superintendente de Energia e Comunicações da SEINFRA | BA)
– Magno Bernardo (Assessor de Tecnologia de Gás Natural da BAHIAGÁS)
– Larisse Stelitano (Diretora Técnica Comercial da BAHIAGÁS)

