A ABRAVA, ASHRAE e SINDRATAR  promoveram no último dia 14 de novembro, o evento “Outubro Rosa/Novembro Azul”.  Na oportunidade, especialistas falaram sobre saúde e responsabilidade social, com foco em educação e trabalho.

A abertura foi feita pelo presidente do SINDRATAR-SP, Carlos Eduardo Trombini, que, depois de agradecer os convidados, destacou que a proposta para o futuro é humanizar cada vez mais o mundo e que essa mudança requer mais encontros para discussão. Na sequencia, o presidente da ABRAVA, Arnaldo Basile, cumprimentou os presentes e destacou a importância da iniciativa.

Abrindo os trabalhos, Juliana Reinhardt,da Trane, marca do grupo Ingersoll Rand, falou sobre Vieses Inconscientes: uma barreira para a Diversidade. “Nós temos como objetivo, podemos chamar de missão mesmo, inspirar, dar suporte e auxiliar no desenvolvimento de carreiras das mulheres. A nossa visão é criar valor, transformar e gerar oportunidades.”

A enfermeira Maria Angélica Assumpção, discorreu sobre a Importância da Prevenção do Câncer de Mama e Próstata. “Devido ao avanço da medicina muitos tipos de câncer tem cura e/ou no mínimo podem ser controlados por muitos anos, com uma garantia de qualidade de vida, por isso, hoje em dia estão em alto os cuidados paliativos, que não levarão a cura, porém, trarão qualidade de vida em todos os sentidos, social e econômica.”

A também enfermeira, Viviane Belizario, doutora na área de doenças decorrentes do Diabetes, aproveitou a data, 14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes – para alertar sobre os males provocados pela doença e esclarecer algumas curiosidades. “Um lado que a gente não conhece é do cirurgião plástico, conhecido por só fazer cirurgias de caráter estético, mas na realidade, cirurgia plástica é muito maior do que isso, quem cuida das complicações do diabetes é o cirurgião plástico.”

Finalizando, o professor Paulo Sérgio Germano de Carvalho, falou sobre Qualificação Profissional. “A engenharia reconhece a necessidade do ser humano e utiliza de seres humanos para satisfazer essas necessidades. Hoje nós sabemos que muitos dos trabalhos estão sendo substituídos por equipamentos e máquinas e essa é uma tendência irreversível. Porém o trabalho que envolva raciocínio, sentimento, entender o ser humano, isso só o homem é capaz de fazer, os robôs não conseguem.”

Para Trombini, o evento foi muito produtivo e reforça o trabalho do Sindicato, de valorizar o bem estar dos profissionais das Empresas associadas. “Uma equipe saudável trabalha mais motivada. O brasileiro precisa dar mais valor à prevenção”.

 

Assessoria Sindratar – Azm Comunicações Ana Azevedo

Assessoria ABRAVA – Momento Comunicação Alessandra Lopes