Evento conta com o tema central “Futuro do Planeta: Transformações Tecnológicas e Responsabilidades do Universo AVAC-R”

Ao longo de três dias, o Centro de Eventos do BarraShoppingSul será palco de importantes debates envolvendo o segmento de climatização e refrigeração. Na tarde desta terça-feira (10/09), a solenidade de abertura do Mercofrio 2024, o 14º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação, ofereceu uma prévia das temáticas que serão discutidas por especialistas nacionais e internacionais.

Organizado pela ASBRAV (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação), o evento deste ano tem como tema central “Futuro do Planeta: Transformações Tecnológicas e Responsabilidades do Universo AVAC-R”, reunindo especialistas e profissionais do setor para debater os avanços tecnológicos e as responsabilidades ambientais associadas à indústria.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades do setor e líderes de entidades representativas de diversas áreas. Em sua saudação inicial, o presidente da ASBRAV, Mário Henrique Canale, expressou a satisfação em realizar o Mercofrio 2024, apesar das dificuldades e incertezas trazidas pelas chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul.

“Tomamos a firme decisão de manter o nosso plano em ação com um propósito ainda maior: contribuir para a reconstrução de nossas comunidades e reforçar nosso compromisso com um futuro mais promissor e sustentável. Além disso, esta edição marca um momento especial para nossa comunidade com a construção da nova sede. Este espaço não será apenas maior fisicamente, mas se tornará um verdadeiro centro de colaboração e capacitação. A nova sede contará com laboratórios de ponta, onde desenvolveremos tecnologias e soluções capazes de transformar o setor de AVAC-R. Será um ambiente projetado para fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e a aplicação de práticas inovadoras que atendam às demandas ambientais e de qualidade de vida. Nosso objetivo com a nova sede é também fortalecer parcerias estratégicas. Estaremos abertos para universidades, centros de pesquisa e empresas do setor, criando um ecossistema colaborativo que impulsionará o avanço tecnológico”, afirmou.

Mário Henrique Canale também salientou o momento decisivo para o planeta, a temática central do evento.

“É fundamental refletirmos sobre o papel das transformações tecnológicas e as responsabilidades que nos cabem no universo HVAC. É imperativo que adotemos soluções inovadoras e sustentáveis, pois, como profissionais e líderes do setor, temos a obrigação de liderar pelo exemplo e abraçar essa responsabilidade coletiva. O futuro do planeta depende de nossa capacidade de agir com consciência e compromisso”, destacou.

O evento prestou uma homenagem ao diretor e ex-presidente da ASBRAV, Mário Alexandre Ferreira, um dos grandes responsáveis pela idealização do Mercofrio.

Na sequência, o diretor da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, Charles Domingues, fez a saudação inicial, ressaltando o exemplo dos gaúchos para o resto do Brasil em meio à calamidade.

“Agradecemos sinceramente pelo convite e é uma honra estarmos aqui reunidos neste momento de retomada das atividades da ASBRAV, especialmente após a recente tragédia climática que afetou o Rio Grande do Sul. Ao lidarmos com questões ambientais, é fundamental que permaneçamos atentos, preocupados e sempre em busca de atualização. O Mercofrio, sem dúvida, nos proporciona a oportunidade de aprofundar nossos conhecimentos e discussões nesse segmento”, afirmou.

O diretor de Ensino da ANPRAC – Associação Nacional de Profissionais da Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, João Manoel Dias Pimenta, enalteceu o propósito da entidade de promover a união entre os profissionais do setor e lembrou que um dos principais meios de alcançar esse objetivo é por meio de eventos como o Mercofrio.

Em seu pronunciamento, o presidente da ASHRAE South Brazil Chapter, Gabriel Berlatto, ressaltou que o tema central deste ano, que aborda o futuro do planeta, está alinhado com o propósito da entidade internacional de empoderar a mão de obra para criar um futuro sustentável.

Na sequência, o presidente eleito da ASHRAE Brazil Chapter, Cristiano Brasil, também elogiou a resiliência dos gaúchos em meio à tragédia climática, permitindo que, mesmo diante das dificuldades, a realização do encontro fosse mantida.

O presidente da Brasindoor, Leonardo Cozac, recordou o início do trabalho da entidade em 1995, atribuindo ao pilar científico o grande papel no progresso da sociedade.

“A contribuição dessa associação, composta por inúmeros profissionais especializados em pesquisa sobre a qualidade do ar, é essencial, especialmente em parceria com o setor de HVAC”, afirmou.

O vice-presidente da IIAR do Brasil, Vanderlei Giareta, expressou otimismo com a realização do evento, destacando que é, sem dúvida, um dos maiores e mais importantes eventos para o setor. Já o vice-presidente do PNQAI – Plano Nacional de Qualidade do Ar Interior, Osny do Amaral, destacou uma das preocupações recentes mais importantes debatidas no evento.

“Somos um grupo composto por cientistas, professores, universidades e associações de classe da engenharia e dos técnicos, reunindo todos esses profissionais para estudar a fundo o que é a qualidade do ar interior. Nosso objetivo é promover mais qualidade de vida, saúde, bem-estar e produtividade para as pessoas. Afinal, passamos mais de 90% do nosso dia em ambientes fechados, e essa é a principal motivação por trás do nosso movimento”, declarou.

A diretora Geral da Mútua-RS, Andréa Brondani da Rocha, destacou a importância do evento para o Rio Grande do Sul.

“Queremos expressar nossa profunda gratidão ao povo do Brasil. Sem a ajuda solidária e o apoio moral que mantiveram a organização, este momento único não seria possível. Com a astúcia, coragem e resiliência do povo gaúcho, estamos vivenciando algo extraordinário. A Mútua, nossa Caixa de Assistência, está sempre de portas abertas para acolhê-los e continuará assim. Esta é nossa primeira participação, e estou emocionada e encantada com a dimensão e a qualidade deste evento”, afirmou.

O gestor Institucional do CREA-RS, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul, Fábio Chaves, lembrou em sua fala a importante parceria firmada com a ASBRAV recentemente no auxílio à retomada das atividades em escolas públicas de Canoas, onde foi realizado um trabalho aprofundado da qualidade do ar nos ambientes, assegurando que estes estivessem livres de contaminação.

Para mais informações sobre o evento e sua programação, acesse o site oficial: https://mercofrio.com.br.

Redação: Marcelo Matusiak

 

Sobre o Mercofrio

O Congresso Mercofrio 2024 tem como missão central promover e disseminar o conhecimento e a inovação na área de Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração (AVAC-R). Através da integração entre pesquisa acadêmica, indústria e mercado, o evento visa apresentar os avanços tecnológicos mais recentes que impactam todo o ciclo de vida dos sistemas AVAC-R.