Com o objetivo de disseminar informações sobre qualidade do ar de interiores a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e o Chapter Brasil ASHRAE realizaram no dia 10 de abril, a 8ª. edição do QAI – Seminário Internacional de Qualidade do Ar de Interiores. Cerca de 150 profissionais que atuam direta ou indiretamente na área de qualidade do ar estiveram reunidos no evento, que teve por objetivo a troca de conhecimento técnico e científico, legislação, assim como, apresentação de novas tecnologias e procedimentos na manutenção, operação e controle de sistemas de ar condicionado. O seminário aconteceu na sede da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, em São Paulo – SP.

Para o presidente da ABRAVA, o engenheiro Arnaldo Basile, “a qualidade do ar interior é o principal fator na climatização de qualquer ambiente, e que demanda atualização constante de tecnologia e das boas práticas de engenharia. É uma ótima oportunidade para que os colegas profissionais especializados possam compartilhar seus conhecimentos com o setor, e principalmente com os usuários e profissionais interessados no assunto”.

Renomados profissionais do setor estiveram à frente das palestras proferidas ao longo do dia. Na programação do evento oito temas foram tratados, são eles: PMOC e seus efeitos na QAI – eng. Arnaldo Parra – VP de comunicação da ABRAVA e especialista em PMOC; ANSI/ASHRAE 118-2015 – Patrícia Graef – DL ASHRAE nos EUA; Tecnologia para Tratamento do Ar – Eng Manoel Gameiro e Henrique Cury – membros do Qualindoor; A Qualidade do Ar de Interiores e a Legislação Brasileira – Dra Mirian Dilguerian – Procuradora do Estado de São Paulo; Projeto e Andamento do LEQAI (Laboratório de QAI) – Prof. Dr. Antonio Luis de Campos Mariani – Politécnica da USP; Atualização da NBR 16401 – Eng. Eduardo Bertomeu – coordenador da Comissão de Medição em Campos do CB-55; e, Conceitos Avançados em QAI – Francisco Kulcsar – Fundacentro; e, Controle de Qualidade do Ar Interno – Arthur Aikawa.

Para Bruno Martinez, presidente do Chapter Brasil ASHRAE, “O tema saúde e bem-estar nunca foi tão relevante. Cada vez mais passamos mais tempo em ambientes internos, em média 90% do nosso tempo. A qualidade do ar é fundamental para manter nossos ambientes saudáveis e produtivos. O Seminário teve um imenso sucesso em trazer as principais atualizações e melhores práticas com relação a qualidade do ar”.

Na programação do Seminário, ao final de cada período foram realizados dois painéis, momento onde participantes tiveram a oportunidade de sanarem dúvidas e debaterem itens polêmicos como o cumprimento da Lei 13.589/18 referente ao PMOC – Plano de Manutenção ,Operação e Controle,  que obrigada todos os edifícios de uso público e coletivo a zelarem pelos sistemas de climatização, em garantia a saúde das pessoas em relação a qualidade do ar que respirado. Além de, sua aplicação legal e suas penalidades.

 

Para viabilização do evento, a ABRAVA e a ASHRAE contaram com o patrocínio das empresas: Midea Carrier – Platinum; Conforlab, Daikin, Ecoquest, Sicflux e Trane – Ouro; Johnson Controls Hitachi, Texto e Trox – Prata; LG ­ – Bronze.

O Seminário contou ainda com o apoio de diversas entidades ligadas ao setor AVAC-R, são elas: ANPRAC, ASBRAV, CNCR – Comitê Nacional de Climatização e Refrigeração, FEI, POLI- USP, Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, SINDRATAR e SMACNA.

Momento Comunicação – Assessoria de imprensa ABRAVA