O DNMA foi inaugurado em 2012. Desde o seu início atuou, através de um time comprometido, em importantes temas ambientais que impactam e norteiam o segmento de HVAC-R. Desta forma, o objetivo do DNMA é conduzir de forma sustentável temas relacionados ao mercado de HVAC-R, no que tange a aspectos regulatórios, tecnológicos e meio ambiente.

DN Meio Ambiente ABRAVA tem nova gestão 2023/2025

Na pauta da nova liderança, temas como Emenda de Kigali, normativas regulatórias, estreitamento de parcerias, fluidos refrigerantes, descarbonização, ESG, entre outros temas que necessitam de ações imediatas em favor do AVAC-R e da sociedade

Liderado por Thiago Pietrobon (presidente), CEO da Ecosuporte, e Paulo Neulaender (vice), CEO da Frigga, a nova diretoria do Departamento Nacional de Meio Ambiente da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento foi oficializada no dia 13 de julho para a gestão 2023/25.

“Esperamos contribuir, por meio do DNMA, com todo o setor, neste momento de constantes mudanças e desafios. A descarbonização da economia e adoção de práticas ESG são transformações que muitos já consideram irrevogáveis, cabendo a todos nós encontrar nos desafios, as oportunidades”, destacou Pietrobon.

Para o dirigente, o debate promovido pelo DNMA será pautado por meio do equilíbrio em defesa do setor, “sem negacionismo ou protecionismo, mas sim, pavimentando caminhos para um desenvolvimento consciente e sustentável”, completou.

A nova diretoria do DNMA definiu um plano de trabalho para ser implementado no curto, médio e longo prazo, elencados da seguinte forma:

Curto prazo – Análise da atual estrutura organizacional do DNMA, realinhando os processos e objetivos, ao mesmo tempo que, olhando para os temas relevantes ao setor, será trabalhado o Observatório Kigali, atento à implementação da Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal no Brasil e seus impactos, contribuindo com o poder público, em todas as esferas, neste processo. Por meio do Observatório, será buscada maior integração entre todos os DNs e diretorias interessadas, bem como com outros setores correlatos da economia, gerando dados, análises e ações.

Ainda na discussão recente, destacam-se os temas de resíduos e logística reversa, que vêm recebendo atenção e atualizações por parte do governo; vazamentos de fluidos refrigerantes, especialmente na área normativa e regulatória; capacitação e certificação, especialmente neste momento de entrada de novas soluções.

Médio e longo prazo – Na pauta, os temas relacionados a mudanças climáticas, mercado brasileiro de carbono e Agenda ESG estão, desde já, no foco de atenção do DN Meio Ambiente, cujos resultados serão de longo prazo. A participação setorial nestas agendas estará focada na manutenção da relevância do setor na discussão, inventários e elegibilidade de créditos de carbono gerados no AVAC-R e na discussão de eventuais metas de descarbonização aplicáveis ao setor, mecanismos de ajustes de emissões de fronteira para o comércio internacional, até o envolvimento no debate acerca de critérios ESG, cuja materialidade esteja relacionada ao AVAC-R.

Acordo de Kigali

A ABRAVA manterá seu papel focal no debate criando um ambiente de diálogo com diversos atores envolvidos nesta pauta. Por meio dos Grupos de Trabalho, buscaremos sistematizar, analisar e comunicar os dados e análises de cenário, projetos piloto, exemplos internacionais, entre outros.

Organizar a estrutura, de forma a garantir a segurança e credibilidade das análises, é uma prioridade. Ampliar o debate, envolvendo os DNs e demais setores, vem em seguida, ao mesmo tempo que serão fortalecidas as relações institucionais com tomadores de decisão em todas as esferas públicas e do Terceiro Setor. A partir daí, o trabalho seguirá seu fluxo à medida que os compromissos e programas avancem.

 

Câmara Ambiental AVAC-R na CETESB

A Câmara Ambiental AVAC-R da CETESB é a segunda mais antiga ainda em funcionamento. A CA Refrigeração, como ficou conhecida, mantém aberto o diálogo com o principal agente fiscalizador estadual do Brasil, em um ambiente de cooperação para elaboração de políticas públicas e ações de educação ambiental.

O DNMA se reúne de acordo com as pautas em destaque. Mais informações sobre as ações do DNMA podem ser conferidas no site da ABRAVA. Mais informações no e-mail presid.dnmeioambiente@abrava.com.br.

 

 

Presidente:                 Thiago Pietrobon

Vice-Presidente:         Paulo Neulaender