Comitê de Climatização e Refrigeração se reúne no Rio de Janeiro

Notícias

No dia 13 de junho aconteceu a 8ª Reunião do Comitê de Climatização e Refrigeração. Na pauta assuntos diversos como o atual cenário econômico e as possibilidades de crescimento dos setores de refrigeração, ar-condicionado, ventilação e aquecimento. O Encontro aconteceu na sede da FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

Para o presidente da ABRAVA, o engenheiro Arnaldo Basile, “A realização desta 8ª reunião do Comitê de Climatização e Refrigeração teve o significativo objetivo de apoiar o grande esforço que o SINDRATAR-RJ vem dispendendo para desenvolver o mercado carioca”.

Na pauta da reunião foram discutidos diversos assuntos ligados aos setores representados, entre eles, o relato da comissão de representantes que foi a Brasília, em meados de maio, com destaque para a possível alteração do Anexo lV da portaria 1078 e o andamento do PL 7260/2002. A Lei 8566 referente à Licitações também foi discutida.

Ainda durante o Encontro, Basile apresentou os números do mercado de AVAC-R e ressaltou a importância destas informações para que todas as entidades se mantenham alinhadas e utilizem os mesmos dados de mercado em todos os seus canais de comunicação. Na ocasião, o representante do Sindratar-RJ expôs as dificuldades atuais no Rio de Janeiro.

Ficou acertado que as reuniões aconteçam sempre nas cidades das entidades participantes do Comitê, e, que a responsabilidade por sua organização, assim como o convite para empresas e participantes sejam da entidade anfitriã. A próxima reunião ficou agendada para o dia 14 de setembro, ocasião que acontece a Febrava 2017.

Ainda na tarde do dia 13 de junho, os executivos do Comitê participaram do evento “Atualize-se”, na FIRJAN. O evento realizado pelo Sindratar RJ, teve como proposta de evento, o debate do cenário econômico atual, com o objetivo de ajudar o empresariado do segmento a repensar a forma de conduzir suas empresas e seus negócios, trazendo a compreensão do mercado carioca. E, também, apresentar possibilidades de crescimento dos setores representados no Estado do Rio de Janeiro, que nacionalmente estima-se representar 1,8% do PIB brasileiro (algo em torno de R$ 27 bilhões).

 Participaram da reunião os representantes das seguintes entidades: ASBRAV – Sérgio Helfensteller –  presidente do Comitê; ABRAVA SP – Arnaldo Basile; ABRAVA BH – Carlos Braga; ABRAVA NE e SINDIAR – Newton Victor; ANPRAC – Luis Emilson; SINDRATAR SP – Carlos Trombini; SINDRATAR RJ – Márcio Afonso Fernandes; SINDRATAR-BA, Mauricio Lopes; SINDRATAR PE – Adam Batista;  Escola SENAI Rodrigues Alves – Eduardo Macedo F. e Souza; além de o Eng° Aureo Sales, Dr Paulo Rosenthal, Viviane Nunes, Wagner Leitão e Ingrid Rosane Schmitt.

A fundação do Comitê

Fundado em setembro de 2015, o grupo foi formado com objetivo da criação de uma agenda única em prol do setor AVAC-R (refrigeração, ar-condicionado, ventilação e aquecimento), com foco no desenvolvimento de trabalhos conjuntos entre as entidades participantes. Na ocasião estavam presentes representantes de entidades nacionais e o grupo recebeu o nome “Entidade do Setor AVAC-R”, que, a partir da 7ª. reunião, passou a ser chamado de “Comitê de Climatização e Refrigeração”.

Os Encontros são realizados trimestralmente, e, na pauta temas considerados estratégicos para os setores, como relações trabalhistas, política, economia, normas e Leis, entre outros assuntos de interesse coletivo. Entre os assuntos já discutidos: PMOC -Plano de Manutenção Operação e Controle; a questão do adicional de 30% sobre os salários em função da Portaria 1078; a NR10, e outros.

O Grupo é formado por entidades dos quatro setores representados, são elas: ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento; ASBRAV – Associação Sul Brasileira de  Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento; Escola SENAI Rodrigues Alves; SINDIAR – Sindicato do Comércio Serviços e projetos em Refrigeração, Ar Condicionado, Climatização, Aquecimento, Tratamento do Ar Eletro e Eletrônico do Estado do Ceará; e, o SINDRATAR – Sindicato da Industria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

 

Assessoria de imprensa Abrava

Momento Comunicação

Alessandra Lopes –  alessandra@momentocomunicacao.com.br

(11) 98544.9448