ABB lança inversor para gestão de bombeamento

Notícias

Segundo a empresa, o dispositivo otimiza o fluxo de água no processo e reduz os custos da operação ao monitorar o consumo de energia no bombeamento

Atenta à demanda de investimentos no setor de água e esgoto, a ABB, tradicional fabricante de equipamentos para energia elétrica e automação industrial, entre outros, está lançando um produto voltado especificamente para a área de saneamento. Trata-se do inversor ACQ580, projetado para que otimizar o fluxo de água em processos de bombeamento, que será apresentado ao mercado na próxima quinta-feira, dia 25, em evento promovido pela empresa a seus clientes, na fábrica de Sorocaba (SP).

Indicado para aplicação em empresas de água e esgoto, usinas de dessalinização e sistemas de irrigação, o dispositivo viabiliza um processo de bombeamento estável e ininterrupto, em regime de 24 horas por dia e sete dias por semana, com eficiência energética e redução nos custos de operação. “Com sua utilização, é possível visualizar a economia energética através da calculadora de energia integrada e o inversor permite controlar qualquer tipo de motor”, afirma Rodrigo Teixeira, gerente do segmento de água da ABB Brasil.

Ele destaca que o país desperdiça cerca de 8 bilhões de reais por ano em perdas nos sistemas de distribuição de água. Com o inversor projetado pela ABB, o sistema incorpora uma série de funcionalidades, como o monitoramento de múltiplas bombas usadas no processo, o controle de nível e proteção contra o funcionamento a seco. O dispositivo pode ser usado com qualquer bomba, operando na faixa de 0,75 a 250 quilowatts (kW) e tensão de 380 a 480 volts (V).

Fonte: Portal InfraROI