Encontro nacional de projetistas

7ec847220b0db31bbbcfa282d76fb4c6
FEBRAVA

O Encontro realizado pela Abrava e pelo seu DNPC – Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores ocorreu durante os dias 22 e 23 de setembro. Estiveram no evento aproximadamente 350 pessoas. Na mesa de abertura fizeram-se presentes, Wadi Tadeu Neaime, presidente da Abrava; Ricardo Gibrail, anfitrião do encontro; Carlos Trombini, presidente do Sindratar-SP e representando a ANPRAC; Mario Alexandre Ferreira, representando a ASBRAV; e Henrique Cury, presidente do Qualindoor Abrava.

Na abertura do evento, o presidente da Abrava falou algumas palavras de boas-vindas e incentivo aos presentes. “É uma satisfação participar da abertura deste evento, cujo tema principal é a qualidade do ar interior, item que assegura a validade nos processos de produção, nos procedimentos hospitalares e na qualidade de vida em geral”, afirmou Neaime.

Em seguida, o anfitrião falou aos participantes que a cada ano, de alguma forma, é possível agregar e melhorar algo nas construções. “Muito se tem falado em termos de eficiência energética e instalações eficientes com economia de água e de energia. Este ano, iremos falar sobre a qualidade do ar de interiores, que na nossa visão é também um dos objetivos principais. É onde trabalharemos o ambiente que as pessoas ocupam nas edificações climatizadas”, explicou Gibrail.

O evento contou com várias palestras relacionadas ao tema qualidade do ar, como, por exemplo: “Investir em QAI melhora a produtividade?”, por Leonardo Cozac, do Qualindoor Abrava; “Eficiência energética em ventiladores”, por Cícero Scarpini, da Berlinerluft; “Lucratividade e eficiência na refrigeração”, por Fábio Tedesco, da Full Gauge; “Vigas Frias, uma análise da viabilidade de sistemas ar-água”, por Celso Simões, da Trox; “Revisão da NBR 16.401 – Parte 03 / dispersão de refrigerantes em espaço ocupado”, por Oswaldo Bueno, da ABNT CB-55, entre outras.