Especialistas em ar condicionado se encontram em XVII Encontro Nacional de Projetistas e Consultores do DNPC

7ec847220b0db31bbbcfa282d76fb4c6
FEBRAVA

Aconteceu nos últimos dias 12 e 13 e de setembro, o XVII Encontro Nacional de Projetistas e Consultores. O evento foi realizado pelo DNPC – Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores do setor de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento. O Encontro ocorreu simultâneo à FEBRAVA, o mais importante evento da cadeia de AVAC-R da América Latina. Lá foram discutidas novas tecnologias, a aplicação delas dentro do mercado hoteleiro assim como os próximos passos dos profissionais em relação a normatizações e problemas enfrentados pelo setor. Com conteúdo técnico, o Encontro contou com aproximadamente 350 participantes e duas mesas redondas.

Em meio à feira, muitos dos palestrantes expuseram suas soluções, mas foi nos temas discutidos no Encontro que dúvidas puderam ser sanadas, o papel do DNPC foi mostrado em toda sua importância para o setor, e conhecimento e experiência foram compartilhados. O DNPC atende a necessidade de reunir e integrar empresas dedicadas exclusivamente à atividade de projetos e de consultoria, e faz parte da ABRAVA que é uma instituição sem fins lucrativos que congrega empresas nacionais e multinacionais atuantes nas áreas de indústria, comércio e serviços ligados ao mercado AVAC-R (aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração).

Renato Nogueira de Carvalho, até então presidente do DNPC, apontou que “foi uma oportunidade para se abordar um dos principais ambientes em que se utiliza de climatização, o hoteleiro, mas acima disso, pudemos contar com discussões de grande qualidade, onde conteúdo que realmente importa para o profissional foi debatido”, O Encontro foi também um momento de transição entre a presidência do DNPC, sendo que agora Renato termina seu mandato dando lugar a Mário Sérgio Pintos de Almeida, sócio administrador da MSA Projetos e Consultoria Ltda.

Alguns dos temas discutidos abordavam aspectos do condicionamento de ar que tangem à segurança e saúde de quem está em um ambiente climatizado. “Existem riscos de doenças graves, quando o projeto de condicionamento não é feito seguindo todas as normas. O conforto das pessoas vai além da temperatura, ele também está relacionado à proteção da saúde através do cumprimento das melhores práticas desses projetos. É por isso que esse evento é tão importante, já que com ele conseguimos expandir ideias, trocar experiências e levantar a importância do trabalho do DNPC para a segurança da população”, finaliza Almeida.

 

Informídia – Assessoria DNPC