Ilhas Temáticas

7ec847220b0db31bbbcfa282d76fb4c6
FEBRAVA

ILHAS TEMÁTICAS – FEBRAVA 2015

 

Ilha Temática Salas Limpas ou SBCC

A Ilha, que faz parte da Febrava desde 2001, apresentou os temas: Controle de Contaminação em Ambientes Fechados e Áreas Limpas e Ambientes Controlados Associados. A novidade este ano foi a SLI – Sala Limpa Itinerante. “Alinhada com a missão maior da SBCC, que é disseminar o conhecimento, apresentamos a SLI, além de palestras e demonstrações técnicas. Esse conjunto permitiu ao participante aliar teoria à prática e ter uma visão abrangente sobre diversos pontos relacionados às áreas limpas. Destacaria ainda o forte viés técnico das apresentações, abrindo espaço para interessantes debates e interações com os profissionais das empresas participantes do projeto SLI e também com membros dos grupos técnicos e diretoria da SBCC. Acredito que abrir espaço para debates técnicos seja uma contribuição efetiva da SBCC para o desenvolvimento de todos os atores do setor (instituições, empresas fornecedoras e usuárias e profissionais)”, explica Luciana Kimi, coordenadora da SLI.

Ilha Temática Aquecimento Solar

A Ilha, dividiu-se em duas partes. Na primeira, aproveitando a vinda do professor Celestino Ruivo, do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve (Portugal), foi apresentada ao público a cozinha solar. Na segunda, localizada na entrada da Febrava, uma carreta expôs componentes e equipamentos solares.

Ilha Temática Cadeia do Frio

Com inovações em refrigeração e conservação de produtos, o espaço apresentou 21 vídeos institucionais.  “Fizemos uma pesquisa com os expositores da Ilha da Cadeia do Frio, onde elencamos 69 comentários, sendo 60 positivos (87%). As empresas CTX, Frigobras, Transicold e a IsoRevest relataram que fecharam negócios durante a feira. Todos os negócios fechados pelos expositores da nossa Ilha totalizaram R$ 360 mil em volume de vendas durante os dias de feira. Apuramos onze relatos sobre boas e ótimas expectativas de futuros negócios. Os bons resultados deste ano são fruto de uma sólida base construída em mais de uma década de trabalho sério e dedicado do professor Lincoln de Camargo Neves Filho (FEA – UNICAMP), idealizador desta Ilha”, explica Edú Dória, da Bplan Consultoria.

Ilha Temática Meio Ambiente

Este ano, a Ilha foi executada através de uma parceria entre o DN Comércio e DN Meio Ambiente. “Nosso objetivo foi mostrar ao mercado as boas práticas técnicas e ambientais para o setor, durante o período de 2014 e 2015. Estes dois DNs criaram uma material eletrônico chamado ‘Você sabia?’, em cinco módulos: ‘Você sabia, boas práticas’, ‘Você sabia, legislações atuais’, ‘Você sabia, lubrificantes’, e ‘Você sabia, aplicação de fluidos refrigerantes’, além de termos realizado e apresentando um vídeo institucional mostrando o que vem ocorrendo no mercado em relação ao Protocolo de Montreal e Quioto. Para a Febrava foram confeccionados 2.000 DVDs com todos estes materiais, assim, além do brinde (um lápis ecológico que na ponta vem uma semente para a pessoa plantar), montamos uma bancada com itens para boas práticas, como recolhedoras de gás, bomba de vácuo, máquina de análise de fluidos refrigerantes, ferramentas para boas práticas, entre outras.  Outro ponto positivo foi a parceria com o PNUD (Nações Unidas), que, este ano, trouxe as delegações de governos e Nações Unidas de vários países, como Chile, Uruguai, México, Panamá, Colômbia, Venezuela, num total de 30 participantes. A Ilha teve como patrocínio o PNUD (patrocinador Master), Unido, GIZ, Bandeirantes Refrigeração, Capital SP, Arkema, Capital POA, K11, Shirieve, Frigelar e apoio da Cetesb e do site ambiente gelado”, esclarece Paulo Neulaender, do Meio Ambiente da Abrava.

Ilha FATEC Itaquera

Com o intuito de divulgar os cursos de tecnologias oferecidos pela Fatec Itaquera, que gradua mão de obra para o setor de RAC, sendo o único curso superior de tecnologia em refrigeração, ventilação e ar condicionado do Brasil. Muitos trabalhos desenvolvidos pelos alunos foram expostos durante o evento. “A FATEC Itaquera teve o privilégio de participar da Febrava para divulgar seus cursos. Ele tem duração de três anos e é gratuito, com ingresso via vestibular. Cientes da importância da formação de mão de obra especializada de qualidade para o setor de AVAC-R, o curso busca a excelência na formação profissional, com corpo docente e infraestrutura qualificados. Para apresentar um pouco sobre como os cursos são desenvolvidos na Fatec Itaquera, foram expostos projetos dos alunos, elaborados a partir de projeto integrador. Os destaques foram o projeto da geladeira de madeira e a bancada pedagógica de psicrometria, entre outros, que despertaram bastante interesse das pessoas que visitaram nosso espaço”, esclarece Anna Cristina Carvalho, direta da FATEC – Faculdade de Tecnologia de São Paulo.