Nota de esclarecimento à sociedade sobre uso de sistemas de ar condicionado

Face aos recentes acontecimentos, relacionados ao uso do ar condicionado, em especial ao que se refere ao Centro de Treinamento do Flamengo – Ninho do Urubu, a ABRAVA vem a público se manifestar.

Há muito tempo, a ABRAVA tem na pauta a segurança das instalações de ambientes climatizados artificialmente.

Participou da elaboração da Lei 13.589, de 4 de janeiro de 2018, que ratifica a portaria 3253, de 28 de agosto de 1998, do Ministério da Saúde e a Resolução Nº9 da Anvisa, de 16 de janeiro de 2003  e estabelecem o Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC.

Atualmente, estima-se que estejam em operação mais de 50 milhões de aparelhos de ar-condicionado, em todo o Brasil. Todo sistema de climatização deve obedecer a normas rígidas e critérios técnicos específicos, conforme a legislação e as normas brasileiras.

As boas práticas de manutenção para sistemas de ar condicionado é o conjunto de atividades que estejam de acordo com as normas e leis que regem o setor, como as Normas ABNT 16.401 (Sistemas de Ar Condicionado), NBR 13.971 (Manutenção Programada), 14.679 (Limpeza de Dutos), além da Portaria 3.523/98 (PMOC), e ANVISA RE-09 (Parâmetros de Qualidade do Ar), Lei n.º 6.437, de 20 de agosto de 1977 (Infração Sanitária)

A instalação e a manutenção devem ser feitas obedecendo ao projeto adequado e realizado por empresas e profissionais qualificados e certificados. As instalações devem ser dimensionadas corretamente, projetadas e realizadas por um responsável técnico habilitado, conforme estabelecimento de normativas.

A ABRAVA combate qualquer prática ilegal e que não esteja em conformidade técnica com as boas práticas de Engenharia e está à disposição para quaisquer esclarecimentos à sociedade brasileira, sobre o correto funcionamento dos sistemas de climatização.

Nos solidarizamos com as famílias das vítimas.

 

 

Arnaldo Basile

Presidente ABRAVA

 

A Momento Comunicação é assessoria de imprensa da ABRAVA, e estamos à disposição para repercussão do assunto.

Momento Comunicação – Alessandra Lopes

(11) 98544.9448