Entre os dias 12 e 16 de janeiro, representantes da ABRAVA estiveram em Atlanta para cumprimento de extensa agenda junto a entidades internacionais para atualização de assuntos em andamentos em prol aos setores representados, assim como participação na AHR Expo 2019. O presidente da ABRAVA o eng. Arnaldo Basile e o consultor e eng. Oswaldo Bueno estiveram presente em diversos compromissos, entre eles: a permanência no estande do Programa ABRAVA Exporta,  jantar de boas-vindas da ASHRAE, reuniões do ICARHMA, AHRI, FAIAR, visita à AHR,  entre outros compromissos.

A agenda de compromissos foi aberta no dia 12 de janeiro com a sessão plenária de abertura realizada pela Presidente da ASHRAE Sheila Hayter, que trouxe um apelo aos profissionais a participarem da Associação. E, para fechar o dia uma visita ao Fernbank, Museu de História Natural.

O dia 13 foi marcado pela reunião do ICARHMA (International Council of Air-Conditioning, Refrigeration and Heating Manufacturers Association)  na pauta:

a.Discussão e eleição dos três assuntos mais relevantes “disruptive issues” dentre os 5 que haviam sido qualificados na reunião em Tokio (outubro/18) que servirão de base para orientar suas futuras agendas:

  • climate change – mudanças climáticas
  • energy efficiency – eficiência energética
  • work force development – qualificação de mão de obra

Os trabalhos da próxima reunião que acontecerá em agosto / 2019 em Boston serão desenvolvidos com base nestes 3 itens

b. Revisão e Definição dos próximos congressos que poderão ter duração de não somente 1 dia, como realizado até então, mas, de 2 dias, a ABRAVA sediará o próximo Congresso em 2022

c. “overview” dos eventos programados para 2019

d. ABRAVA teve a palavra, e explanou sobre os efeitos positivos da promulgação da Lei do PMOC do Ar Cond no setor AVAC-R (inclusive para os fabricantes) em 2018, e sobre a preocupação atual relacionada com treinamento e capacitação de profissionais no uso de gases inflamáveis

Ainda no dia 13, aconteceu a reunião ABRAVA – AHRI (Air Conditioning, Heating and Refrigeration Institute), que teve na pauta:

a.Relato genérico sobre a evolução do mercado Brasileiro (2018 em relação a 2017)

b. Comparativo entre os mercados VRF-VRV Brasileiro & Norte-Americano

c. Participação da AHRI na FEBRAVA 2018

d. Ponderações sobre as atuações dos presidentes em exercício (Bolsonaro e Trump): temos interpretações semelhantes sobre possíveis oportunidades de negócios com maior abertura comercial bi-lateral

Para fechamento do dia 13, presença nas recepções & networking da AHRI e ASHRAE (Presidential Hospitality Reception).

Na programação do dia 14, a participação na reunião da RDL (Refrigeration Driving License) – Reunião do Conselho (ABRAVA é uma das entidades fundadoras), com apoio da UNEP (United Nations Environment Program), na pauta:

a. Definição e estrutura das competências técnicas para as categorias:

A1 – aplicações de pequeno porte

A2 – comercial de ar condicionado

A3– refrigeração comercial

b. Discussão sobre a criação em curso de projeto piloto para treinamento e capacitação de profissionais em países em desenvolvimento

Para o fechamento, almoço com os presidentes de associações

No período da tarde do dia 14:

  1. Estande ABRAVA
  2. Reunião AASA (ASHRAE Associate Society Alliance) com Oswaldo Bueno:

B1. ASHRAE (Sheila) assinou “MOU” com UNEP – plano de trabalho da associação

B2. Criação do dia internacional da refrigeração foi oficializada para comemorações no dia 26 de junho

B3. Discussão sobre a criação da Sociedade Global Alliance of HVAC&R, que se sobreporá a todas as                 associações internacionais, inclusive a ASHRAE – resultado da pesquisa realizada na semana anterior:

  • (21) associações manifestaram intenção de adesão  /  (2) são contrárias
  • (21) associações dispostas a continuarem associadas à AASA  /  (2) são contrárias
  • Interpretação: as associações desejam uma federação global, mas com fortes evidências de que têm interesse r, manter acesso às informações técnicas geradas pela ASHRAE

Na agenda do dia 15, a participação na Reunião Ordinária Assembleia FAIAR (Federação das Associações Ibero-Americanas de Ar Condicionado e Refrigeração), na pauta:

  1. AHRI apresentou suas atividades à FAIAR
  2. Ponderações sobre a realização do CIAR em Santiago (Chile) maio/2019
  3. Discussão do budget 2019
  4. Definição da sede do CIAR 2021 em Portugal e da sequência futura dos próximos Congressos
  5. Análise dos acessos ao site FAIAR que foi reformatado em 3 línguas: Espanhol, Inglês e Português – Site ABRAVA é o 3º mais acessado, graças às Normas e informativos técnicos
  6. ABRAVA levou o Prof Eduardo Macedo, Diretor da Escola SENAI Rodrigues Alves (de S. Paulo) para apresentar o Programa de Treinamento de professores realizado em 2018 para grupo de (8) Professores da África do Sul. O objetivo dessa ação foi promover network com os presidentes das Associações que compõem a FAIAR,  com o objetivo de celebrarem futuros acordos semelhantes com escolas e faculdades de seus respectivos países.
  7. ABRAVA teve a palavra para promover a FEBRAVA e o CONBRAVA 2019

O período da tarde do dia 15 e o dia 16 ficaram para a permanência no estande da ABRAVA e visitas aos estandes das Empresas Brasileiras expositoras e Empresas Internacionais que têm filiais Brasileiras, marcando assim o encerramento das atividades durante os dias em Atlanta.