O eng° Jorge Atsushi Kayano foi um dos homenageados do ano na 57° edição da tradicional Noite do Pinguim realizada pela ABRAVA em dezembro de 2018. A homenagem é concedida às personalidades de destaque nos setores representados, e, nesta edição foi o eng° Kayano, pois além de toda sua contribuição ao setor, também fundou há 55 anos a 1ª. empresa de Projetos do Brasil, a Thermoplan.

Foi no início de 1963, quando ainda eram instaladores e fabricantes quem prestavam serviços de assessoria técnica a arquitetos e construtores quando o assunto era ar condicionado e ventilação, que a Thermoplan foi fundada. A proposta da empresa era assessorar e elaborar projetos desvinculados de venda de equipamentos, baseada apenas em honorários pelo serviço prestado. Seus primeiros projetos foram a ventilação mecânica do vestiário do Estádio do Palmeiras e o projeto de ar-condicionado do jornal O Estado de S. Paulo. O primeiro concorrente veio apenas sete anos depois.

O eng° Jorge Kayano é engenheiro mecânico-eletricista formado pela Politécnica da USP – Universidade Católica de São Paulo; Pós-graduado em Térmica de Reatores, Eletrônica Nuclear e Transmissão de Calor pela Politécnica da USP;  exerceu magistério superior na Politécnica da USP e na Escola de Engenharia Mauá. Hoje com 91 anos está aposentado, e quem está à frente da empresa são os engenheiros Carlos Kayano e Eduardo Kayano, e , também os sócios Arnaldo Catropa e Sergio Nishikito.

A Thermoplan é uma das empresas associada da ABRAVA e também membro do DNPC – Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores. O eng° Carlos Kayano é um dos membros mais atuantes no grupo, participando de atividades na ABNT (elaboração da Norma sobre controle de fumaça), tem representado a ABRAVA no Sinduscon-SP no projeto Manuais de Escopo, onde consta um capítulo dedicado ao ar-condicionado e ventilação, entre outras importantes ações.

O DNPC foi fundado na década de 70 com o objetivo de identificar, reunir e integrar empresas dedicadas exclusivamente à atividade de projeto, na busca de melhores soluções técnicas, parâmetros e procedimentos de equivalência para os orçamentos de projeto e intercâmbio.

por Momento Comunicação