A aprovação da Lei 13.589/2018, referente ao PMOC, que determina que todos todos os edifícios públicos e de uso coletivo devem ter o Plano de Operação, Manutenção e Controle  abriu oportunidades para ações conjuntas entre a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado,  Ventilação e Aquecimento e o CREA SP – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo.

Para o eng. Arnaldo Lopes Parra, “ Nossa interação com o CREA remonta já algum tempo, entretanto nesta atual gestão, percebemos que o tema do PMOC poderia ser um propulsor para compormos uma agenda de mútuos benefícios. Mantermos um canal de comunicação com o CREA SP é de importância para a ABRAVA nos anos vindouros”

Após alguns encontros, foi acordado entre a ABRAVA e o CREA SP a criação de um Grupo de Trabalho – GT Fiscalização do PMOC. O objetivo principal do GT é fortalecer a fiscalização do CREA-SP sobre as atividades profissionais relacionadas à instalação e manutenção de Sistemas de Ar Condicionado, em particular ao PMOC.  Esta ação visa principalmente garantir que estes serviços sejam executados somente por profissionais, com a devida formação técnica e importância que a qualidade do ar de interiores pode oferecer na boa saúde e conforto das pessoas.

O eng. Gilmar Godoy , Diretor do CREA-SP, foi quem abriu a oportunidade de novas conversas entre a ABRAVA e  CREA. O PMOC foi o assunto inicial devido à preocupação mutua com a saúde das pessoas. Na visão dos participantes GT existe a intenção de avançarmos para assuntos de interesse social e profissional, tais como discussão de responsabilidades, difusão do conhecimento, formação da grade curricular da Engenharia, dentre outros temas.

Na última reunião no dia 05 de dezembro, foi apresentada a agenda do GT para 2019, entre elas, ações como a distribuição de um folder para a população, cujo objetivo definido pelo eng. Parra é disseminar a “Cultura da Boa Qualidade do Ar de Interiores”. Ainda na pauta do próximo ano, foram sugeridas 12 sessões técnicas de treinamento para os Fiscais do CREA, a fim de levar informações específicas sobre o PMOC, e desta maneira atuarmos na melhoria da qualidade de mão de obra do setor, finaliza.

O GT Fiscalização do PMOC é coordenado pelo eng. Arnaldo Lopes Parra especialista em PMOC e vice-presidente de comunicação e MKT da ABRAVA, o presidente da ABRAVA Arnaldo Basile, os engenheiros do CREA, Carlos Tadeu Barelli, Jefferson Kraide, Juliano Boretti e Ricardo Valério Rezende. Além dos convidados, o eng. Leonardo Cozac  membro do Qualindoor-ABRAVA e o eng. Gilmar Godoy – Diretor do CREA.

 

Momento Comunicação