Acontece entre os dias 28 e 30 de novembro de 2018, o XVIII Encontro Nacional de Projetistas, em Salvador. O evento é organizado pelo DNPC – Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores, que pertence à ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento. Dentre os destaques está a palestra do engenheiro Edison Tito Guimarães, intitulada “Vigas frias e seu impacto no conforto ambiental e no consumo de energia”. A apresentação acontecerá no dia 29, às 14h30.

Sistemas de distribuição de ar com vigas frias têm grande potencial de melhoria do conforto térmico para os ocupantes dos ambientes onde são instalados. “Há, além disso, uma melhora muito grande na qualidade do ar interior e redução do consumo de energia na movimentação e distribuição de ar”, afirma Guimarães. “Embora muitos o considerem uma nova solução, é na verdade uma atualização tecnológica das soluções com Unidades de Indução da década de 1930”.

Isso mostra como, apesar de haver tecnologias já antigas que promovem melhorias, nem sempre elas são conhecidas ou amplamente utilizadas. A necessidade de divulgar e mostrar aplicações dessas tecnologias são o core do DNPC, e um dos principais motivos do Encontro. “É uma oportunidade de incentivarmos o que há de melhor no mercado, trazer novas possibilidades, e melhorar projetos que mudam totalmente o produto final para melhor”, completa Guimarães.

A ABRAVA é uma instituição técnica que congrega empresas nacionais e multinacionais atuantes nas áreas de indústria, comércio e serviços ligados ao mercado AVAC-R (aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração). A organização é composta por diversos DNs (Departamentos Nacionais), cada um sendo responsável por uma parte do mercado. O DNPC atende a necessidade de reunir e integrar empresas dedicadas exclusivamente à atividade de projetos e consultoria.

O público alvo do Encontro é de profissionais envolvidos direta ou indiretamente com o setor de AVAC-R. O evento, que reunirá diversos palestrantes e empresas do setor, é uma oportunidade ímpar de compartilhar conhecimentos e experiências dentro do mercado de climatização. O local do evento é o SENAI CIMATEC, em Salvador. O cronograma com as palestras encontra-se abaixo. As vagas são limitadas. Informações e inscrições estão disponíveis no link: https://www.sympla.com.br/xviii–encontro-nacional-de-projetistas-e-consultores-da-abrava__254770.

Serviço:

Palestra “Vigas frias e seu impacto no conforto ambiental e no consumo de energia” no XVIII Encontro Nacional de Projetistas

Dia: 29 de novembro de 2018, às 14h30

Local: SENAI CIMATEC – Avenida Orlando Gomes, 1845, Piatã, Salvador – BA

Inscrições e valores: https://www.sympla.com.br/xviii–encontro-nacional-de-projetistas-e-consultores-da-abrava__254770

Contato: (11) 3361-7266 (ramal 135) ou michelle.souza@abrava.com.br