Qualindoor ABRAVA, ABAS e CRQ juntos em prol ao setor

Notícias

A preocupação com a carência de informação sobre o uso de produtos químicos, limpadores, selantes e revestimentos dentro do sistema de tratamento de ar permitiu que o Qualindoor ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento, ABAS- Associação Brasileira de Aerossóis e Saneantes Domissanitáriose o Conselho Regional de Química se reunissem no dia 05 de outubro, para apresentação do projeto de um Guia Orientativo, que tem por objetivo passar informações aos associados da ABRAVA e demais profissionais do setor, quanto ao correto uso de produtos químicos em sistema de AVAC-R.

Os trabalhos começaram no início de 2018, por iniciativa do Qualindoor representado pelos engs. Leonardo Cozac e Charles Domigues, e tem como meta ser finalizado ainda este ano, para lançamento no início de 2019. O Guia é direcionado aos engenheiros, técnicos e demais envolvidos em instalação e manutenção de sistemas de climatização. O objetivo do Qualindoor ABRAVA neste processo é tornar o Guia em mais uma RENABRAVA – Guia de Recomendações para os setores representados.

Para o Químico Especialista em águas  Charles Domingues, membro do Qualindoor e Consultor da CDomingues Consultoria, o trabalho é um verdadeiro marco para seguimento, o mesmo visa nortear fabricantes e usurários de produtos químicos para sistemas de AVAC-R, o manual  orienta desde produtos para uso interno, como limpeza de serpentinas, selantes , detergentes até produtos para tratamento químico de águas para sistemas AVAC-R.

O ponto inicial do trabalho foi a tradução de um documento similar da NADCA – National Duct Cleaning Association /EUA, ficando a cargo do Qualindoor ABRAVA os ajustes e sua “tropicalização” adequando às realidades brasileiras. Após essa etapa, o documento está sendo submetido à diversas entidades correlatas (CRQ, ABRALIMP, ANVISA, ABAS) para conhecimento e opinião sobre o mesmo. Após o término da fase de avaliação final, o Guia será lançado ao mercado, ação prevista para início de 2019.

Mais informações sobre o Qualindoor ABRAVA no www.dnqaiabrava.org.br.

 Momento Comunicação