Comitê Nacional de Climatização e Refrigeração se reúne em Porto Alegre

Notícias

No dia 25 de setembro aconteceu a 13ª Reunião do Comitê de Climatização e Refrigeração. Na pauta da reunião três assuntos ganharam destaque devido a relevância e impactos dos mesmos sobre os setores representados, são eles PMOC, Fluidos Refrigerantes, conflito CONFEA e CAU, além de outros temas relacionados ao mercado de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento. O Encontro aconteceu em Porto Alegre – RS.

Para o presidente da ABRAVA, o engenheiro Arnaldo Basile, e também presidente do CNCR (Comitê de Climatização e Refrigeração), as ações em curso têm atingido o objetivo de integrar as Associações e Sindicatos do Setor de maneira a atender às necessidades e interesses das empresas e dos seus profissionais em todo o Brasil.

Na pauta da reunião a temática do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) tomou destaque com base  na reavaliação das ações mercadológicas da Lei 13.589 sancionada em janeiro deste ano.  A conclusão é que a Lei já apresentou resultados concretos no mercado, não só em relação aos profissionais das empresas de manutenção, que começaram a atuar com mais propriedade e conscientização sobre a necessidade de seu cumprimento, como também no comércio, onde pode-se observar nas lojas, o aumento da procura por componentes para sistemas de filtragem, tomadas de ar externo, itens referentes à filtragem, tomadas de ar externo, etc.

Outro assunto em destaque foi relacionado aos manuseio de fluidos refrigerantes, tema que passa a ter especial atenção dos agentes do setor AVAC-R. O foco do problema está na manipulação, armazenamento, estocagem e transporte dos fluidos refrigerantes em aparelhos de ar-condicionado e refrigeração. A preocupação com o manuseio dos fluidos sempre esteve em pauta, mas devido ao aumento de incidentes e possível visibilidade negativa nos meios de comunicação relacionados ao tema, desenvolveremos duas frentes de atuação fundamentadas na conscientização do mercado consumidor e também dos profissionais que atuam no setor de climatização e refrigeração. Ficou acordado que se necessário for, o Comitê buscará intervenção jurídica junto às autoridades competentes, questionando a importação de fluidos refrigerantes de procedências duvidosas.

O conflito entre o CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) também foi abordado na reunião. Desde 2016, um trabalho de aproximação tem sido feito pela ABRAVA, Sindratar SP, ASBRAV e ANPRAC com o CONFEA. O objetivo da ação é atuar junto à Presidencia e junto aos conselheiros do órgão em favor dos setores representados.

Outros assuntos de foro operacional foram tratados. Estiveram presentes na reunião representantes das dez associações e sindicatos atuantes no Comitê Nacional de Climatização e Refrigeração, que são: ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ventilação e Aquecimento, ANPRAC – Associação Nacional dos Profissionais de Refrigeração e Ar-condicionado, ASBRAV – Associação Sul Brasileira de  Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento, SINDIAR – Sindicato do Comércio Serviços e projetos em Refrigeração, Ar Condicionado, Climatização, Aquecimento, Tratamento do Ar Eletro e Eletrônico do Estado do Ceará; SIMMEF – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Florianópolis; e,  SINDRATAR – Sindicato da Industria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia , Pernambuco e Rio Grande do Sul.

A próxima reunião do Comitê está agendada para o dia 07 de dezembro em São Paulo.

Momento Comunicação