Considerado como uma referência nacional no segmento, o Mercofrio 2018 – 11º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação traz grande expectativa para o setor. As atividades acontecem entre os dias 25 e 27 de setembro reunindo autoridades nas mais diversas áreas do setor e convidados internacionais. O congresso tem a tradição em apresentar trabalhos de alta notoriedade, relevância técnica e utilidade mercadológica.

– É um momento de aproveitar as imensas oportunidades que um evento como esse nos proporciona através do conhecimento de novas tecnologias e processos usados no segmento, além da chance de aprofundar contatos com empresas e parceiros. A grade de programação é variada, o que permite a participação de profissionais de diferentes áreas dos segmentos que representamos de ar condicionado, refrigeração, aquecimento e ventilação – afirma o presidente da ASBRAV, Eduardo Hugo Müller.

Entre os temas confirmados para o evento estão eficiência e inovação em sistemas de água gelada; Co-geração e absorção; uso da ferramenta CFD para HVAC&R e Comissionamento que é o processo de assegurar que os sistemas e componentes de uma edificação ou unidade industrial estejam projetados, instalados, testados, operados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais do proprietário. Estarão em pauta, ainda, Ar Condicionado de precisão para Data Centers; estratégias para qualidade do ar interno do ambiente condicionado; VRF; Aplicação de modelagem BIM em HVAC&R. A programação conta ainda com a abordagem do tema “O que há de novo na nova edição do PBE Edifica”; Refrigeração comercial e Simulação energética de edificações.

Para o diretor setorial de Ar Condicionado da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, Fernando Pozza, um dos destaques aguardados serão os debates sobre as tendências dos novos fluidos refrigerantes e sistema dedicados para ar externo.

– Todos os temas são relevantes, mas destaco esses por lidarem com ferramentas que auxiliam projetistas e arquitetos a fazerem projetos mais sofisticados com menor custo. Percebemos no segmento uma característica constante de novas tecnologias que ajudam a reduzir o consumo de energia e, logo, promovem melhorias do ponto de vista de sustentabilidade – afirmou.

A sistemática diferenciada do evento e a escolha de um novo local, é destacada pelo membro da comissão organizadora, Luiz Afonso Dias.

– Estamos muito otimistas em virtude da série de novidades que estão sendo oferecidas ao público. O escopo do Congresso está um pouco diferente com palestras simultâneas, além de termos ampliado o volume de conteúdos. O objetivo é permitir uma gama de temas que são de interesse dos profissionais das mais variadas áreas e, certamente, todos encontrarão assuntos que são do seu interesse profissional – disse.

O 1o vice-presidente da ASBRAV, Paulo Fernando Presotto, reforça que foram integradas questões técnicas com seminários e ampliação do espaço para o patrocinador. Isso tudo, faz a edição do Mercofrio 2018, ser especial.

– O mundo está em transformação e as relações entre empesas está mudando a cada dia. Hoje, vemos uma geração surgindo no mercado de trabalho muito sustentada em novas tecnologias como smartphones, block chain, smart grid, internet das coisas, entre outros. Isso tudo exige que empresas e profissionais busquem atualização. Procuramos fazer um evento agradável em todos os aspectos – comentou.

Para o 2º Vice-presidente da ASBRAV, João Carlos Antoniolli, há uma importante contribuição para a qualificação de toda a cadeia de fornecimento do setor.

– Sabemos que é o local que se atinge o último elo desta cadeia: o usuário final. É ele que nos traz a demanda por conforto, por refrigeração, ventilação, qualidade do ar, eficiência energética, automação e que, por sua vez, justifica os investimentos na busca por inovações, um processo contínuo dentro dos centros de pesquisa e desenvolvimento do fabricante – disse.

O programa do Congresso Mercofrio 2018 será múltiplo, combinando sessões técnicas, seminários, mini-cursos e fóruns de discussão. Nas Sessões Técnicas são apresentados artigos técnicos – papers – que atenderam a chamada de trabalhos e foram submetidos a revisão da comissão científica. Os trabalhos apresentados concorrem ao Prêmio ANPRAC, nas categorias de melhor trabalho de Ar Condicionado, melhor trabalho de Refrigeração e Destaque Inovação. Os Seminários seguirão o modelo da ASHRAE, divididos em blocos temáticos, onde serão apresentadas palestras de profissionais renomados da indústria do HVAC&R, com o compromisso de apresentar trabalhos isentos de comercialismo, trazendo estudos de caso, experiências e novas ideias. Com a presença de profissionais qualificados do setor de HVAC&R vindos de todo Brasil e exterior, será promovido o debate de ideias através da realização de Fórum. Os temas propostos estão listados em sequência. Como em anos anteriores serão disponibilizados cursos em formato short-courses para aprimoramento técnico em disciplinas do HVAC&R, ministrados por profissionais experientes e especialistas em suas disciplinas.

O Mercofrio 2018 acontece nos dias 25, 26 e 27 de setembro no Centro de Eventos BarraShoppingSul, em Porto Alegre. O evento tem como tema central “Construindo Soluções de HVAC&R para o Ambiente do Amanhã. Outras informações podem ser obtidas no site asbrav.org.br.

Programação completa

Playpress – assessoria de imprensa ASBRAV