ABRAVA apoia a criação do aplicativo PMOC Ambiente Gelado

Notícias

Aplicativo adaptado à nova legislação facilita trabalho de profissionais de manutenção de aparelhos de ar-condicionado e refrigeração

 Com o app PMOC – Ambiente Gelado, o responsável técnico precisa apenas preencher os campos apresentado na plataforma para produzir o Plano de Manutenção, Operação e Controle

O portal técnico, Ambiente Gelado, em parceria com a ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento), lança o aplicativo “PMOC – Ambiente Gelado” para smartphones, tablets e computadores. O app oferece uma plataforma completa e prática no preenchimento das atividades realizadas durante a manutenção, com o diferencial de já estar adaptada à nova legislação.

Publicada no Diário Oficial da União, a Lei 13.589, de 04/01/2018, estabelece a formulação de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) no processo de preservação de equipamentos refrigeradores em edifícios de uso público e coletivos que possuam ambientes climatizados artificialmente.

O plano é composto por uma série de documentos que abrange informações completas sobre a edificação, o sistema de climatização, o responsável técnico e a comprovação e agendamento dos procedimentos e rotinas de manutenção de todos os aparelhos.

Enquanto essa nova demanda legislativa diminui os riscos de danos à saúde das pessoas que frequentam esses ambientes e controlam equipamentos que possam estar consumindo mais energia elétrica do que necessita, os profissionais da área de manutenção devem ficar atentos para não se confundirem com as novas diretrizes e podem até mesmo sofrer penalidades, que  acarretem em multas de até R$ 1,5 milhão para o técnico ou proprietário do imóvel, caso não obedeçam às normas.

Com isso, Paulo Neulaender, um dos fundadores da empresa Ambiente Gelado, idealizou o aplicativo PMOC, uma plataforma simples e preparada para receber todos os dados exigidos pela Lei. “Diante dos procedimentos, procuramos alguma maneira de facilitar a produção do PMOC e o trabalho do profissional de manutenção. Por isso, criamos uma ferramenta que está totalmente adaptada às normas, sendo necessário apenas o preenchimento dos dados nos campos sinalizados pelo técnico”, comentou o empresário.

Na prática, o app PMOC oferece uma interface intuitiva e com inúmeras funcionalidades, como cadastramento de clientes, anexo de informações sobre o local e aparelhos analisados, listagem e checklist das atividades por etapas de realização – mensal, trimestral e semestral – e agenda de tarefas futuras. Basta o profissional preencher os dados e tudo será registrado no próprio aplicativo.

O PMOC – Ambiente Gelado está disponível, gratuitamente, na Google Play e , em breve, na Apple Store, além de uma ferramenta web, que pode ser acessada pelo portal pmoc.ambientegelado.com.br.