No  dia 07 de junho, a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento fechou acordo com a FAPRO – Faculdade Profissional, do Grupo ETP – escola Técnica Profissional, para realização da pós-graduação de Engenharia da Climatização. O curso tem por objetivo suprir uma lacuna de ensino para o setor AVAC-R, um de seus diferenciais é a realização de modo à distância, pois cerca de 80% será via online.

Para o presidente da ABRAVA, o eng. Arnaldo Basile, “Um dos compromissos que a nossa gestão assumiu é dar ênfase a tudo que diz respeito à capacitação, treinamento e visibilidade para as profissões de atividades da ABRAVA. Por uma feliz coincidência a Fapro vem nesta direção também. Fomos surpreendidos de uma maneira positiva com esta oportunidade, é um privilégio compor a grade deste curso de pós-graduação”.

 

Sobre a pós-graduação Engenharia da Climatização

O curso é voltado para profissionais egressos de cursos de engenharia, em especial a Engenharia Mecânica, mas, está aberto a todas as pessoas que possuem graduação, desde que se sintam ter experiencia na área. Também é aberto aos graduandos (ou seja) aqueles que faltam até 24 meses para encerar o curso de graduação, desde que fique claro que o certificado só virá após a finalização graduação. As turmas terão no máximo 100 alunos, não sendo realizado vestibular nesta primeira edição em São Paulo, mediante a inscrição direta até o término das vagas.

De acordo com o Prof.  Alexandre Fernandes Santos, da FAPRO “nosso intuito é melhorar a qualificação técnica dos profissionais do setor HVAC-R. Entre as vantagens para o futuro especialista, além de, poder lecionar na área em nível superior, ainda poderá possuir maior pontuação em licitações e apostilar o Curso no CREA turbinando o currículo na Certidão de Pessoa Física.

A pós-graduação terá a duração de 460 horas, a serem cumpridas em 18 meses, distribuídas entre 13 disciplinas, são elas: Administração Aplicada à Gestão Tecnológica; Gestão de Manutenção; Qualidade do Ar Interior; Termodinâmica Aplicada na Refrigeração; Projetos Climatização; Instalações de Ar condicionado; Refrigeração Comercial Projetos e Montagem; Câmaras Frigoríficas; Automação e Controle discreto Aplicadas a Refrigeração; Eficiência Energética aplicada em Sistemas Térmicos; Conforto Ambiental; Metodologia Científica; além de o projeto final do curso.

 

A divisão pedagógica das aulas por disciplina será dividida em:

  • Aulas Locais: Ministradas, em conjunto com a ABRAVA, seis encontros na sede da ABRAVA ao longo dos 18 meses, sendo 2 aulas por Módulo, ministradas pelo prof. Oswaldo Bueno;
  • Aulas ao Vivo: Para complemento do conteúdo disponibilizado de forma digital, serão ministradas cinco aulas ao vivo direto do estúdio da FAPRO em Curitiba. Para cursar as disciplinas a distância, o aluno deve possuir ou ter acesso a computador com um mínimo de configuração a ser definido.
  • Conteúdo Digital: Atividades em ambiente virtual, onde o aluno terá acesso a todo o material didático desenvolvido pela FAPRO.
  • Aulas em Curitiba: Para atender as exigências do MEC, as provas finais de cada Módulo e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) acontecerão, obrigatoriamente, de forma presencial na sede da FAPRO em Curitiba.

A data de início para a primeira turma está prevista para o mês de setembro, com lançamento no mês de julho de 2018. O valor total do curso será de R$13.680,00 divididos em1+18 mensalidades de R$720,00 e as inscrições feitas diretas no portal da FAPRO.  O lançamento da plataforma de vendas ocorrera em breve, associados ABRAVA terão desconto por tempo limitado de 10% na matrícula até 10 de agosto. Plataforma de vendas: http://www.ead.fapro.com.br/. Outras informações no email contato@escolaprofissional.com.br, (41) 3332-7025.

Momento Comunicação