ABRAVA marca presença no SENAI Oscar Rodrigues Alves

Notícias

No dia 05 de junho, a ABRAVA participou do evento de lançamento do livro “Boas Práticas do Uso do Cobre em Refrigeração e Climatização”, produzido por iniciativa do Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre), parceria com a Editora Sesi-Senai e ABRAVA. A Associação foi representada pelo Eng° Arnaldo Lopes Parra, que também ministrou uma palestra sobre a Lei do ar-condicionado 13.589/2018 referente ao PMOC. Presenças de Antonio Maschietto (Procobre), Carlos Trombini (Sindratar), Prof Eduardo Macedo (Senai), Prof José de Jesus (autor do livro) e mais de 150 alunos e profissionais da área. O evento aconteceu no SENAI Oscar Rodrigues Alves, no baiiro do Ipiranga em São Paulo.

Para o Eng° Arnaldo Lopes Parra, vice-presidente de marketing e comunicação da ABRAVA e especialista em PMOC, o evento foi uma grande oportunidade de divulgarmos as informações técnicas das melhores práticas do uso do cobre em instalações de refrigeração e ar condicionado, além de proporcionar um ambiente excelente para discutirmos a importância da qualidade do ar de interiores para a produtividade, saúde e bem-estar dos ocupantes de ambientes com ar condicionado.

Em sua palestra, Arnaldo Parra apresentou uma visão geral sobre a aplicabilidade da nova Lei Federal do Ar-condicionado e PMOC (Lei 13.589/2018), aprovada em janeiro último, e que tem 180 dias para entrar em pleno vigor, quando todos os edifícios de uso público ou coletivo deverão atender e observar os parâmetros normativos e de qualidade regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A elaboração do livro foi uma solicitação da Alliance – International Cooper Association Latim America pelo fato do uso do cobre ser de grande importância para o setor de refrigeração e climatização e tem por objetivo a orientação profissional aos técnicos que trabalham para a correta utilização do cobre em instalações. As boas práticas com o uso do cobre geram benefícios ao meio ambiente e qualidade aos serviços realizados, proporcionando maior vida útil e maior eficiência energética dos sistemas. Dividido em oito capítulos, o livro aborda tópicos como as características do cobre, fluidos refrigerantes, boas práticas, entre outros pontos. A revisão do livro ficou sob responsabilidade da ABRAVA, que contou com a expertise do eng. Oswaldo Bueno, consultor e coordenador do Comitê Nacional da ABNT CB55.

Na ocasião o Prof Jose de Jesus Amaral e autor do livro, ministrou uma palestra apresentando os principais pontos do livro para o público presente. Ao final do evento, Pedro Evangelinos recebeu o primeiro livro autografado das mãos do autor, assim como todos os demais presentes receberam uma edição do impressa do mesmo.

O livro está à venda na SENAI SP Editora, para informações acesse o endereço https://www.senaispeditora.com.br/catalogo/informacoes-tecnologicas/boas-praticas-no-uso-do-cobre-para-refrigeracao-e-climatizacao/.

Mais informações sobre a ABRAVA no www.abrava.com.br.

 

Momento Comunicação – assessoria de imprensa ABRAVA