Economia financeira e eficiência de sistemas de energia solar térmica foram temas de destaque na palestra “Viabilidade Econômica de Sistemas de Aquecimento Solar”

No dia 22 de maio o DASOL – Departamento Nacional de Energia Solar Térmica da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento participou do Ecoenergy – Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia com a palestra “Viabilidade Econômica do Sistema SAS (Sistema de Aquecimento Solar), que foi ministrada pelo presidente do Dasol, Moacir Marchi Filho. Cerca de 100 profissionais participaram da palestra no evento que aconteceu simultaneamente à EnerSolar + Brasil, entre os dias 22 e 24 de maio, no São Paulo Expo SP.

Para o presidente da ABRAVA, o eng. Arnaldo Basile “Quando a ABRAVA foi fundada há mais de 55 anos, acredito que ninguém imaginou que o segmento de aquecimento fosse se desenvolver com tamanha pujança como o DASOL acabou se desenvolvendo. Hoje, a energia solar ocupa a 5ª. posição no ranking internacional, graças ao espirito positivo do empresariado brasileiro. É um segmento que agrega valor às construções civis, graças às generosas características climáticas e geográficas do Brasil”

De acordo com o Solar Heat Worldwide – Solar Heating & Cooling Programme – IEA – 2017, se considerado coletores fechados, o Brasil ocupa o 5º lugar no mercado mundial, representados da seguinte forma:

  • área total instalada da ordem de 12 milhões de m²
  • cerca de 3 milhões e 700 mil sistemas;
  • capacidade de produção de energia da ordem de 8 mil e 700 MW
  • redução de CO² de cerca de 2 milhões de toneladas

No conteúdo da palestra foram apresentados estudos de viabilidade econômica de sistemas de aquecimento solar térmico, bases de cálculos comparativos, eficiência do sistema, payback, economia financeira e apresentações de cases de sucesso.

Mais informações sobre a ABRAVA e DASOL no www.abrava.com.br.

Momento Comunicação – assessoria de imprensa ABRAVA