Substituição de fluidos refrigerantes, dados mercadológicos, capacitação, tributação, normalização são assuntos em pauta na ABRAVA

Os Departamentos Nacionais de Refrigeração Comercial e Industrial da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento estiveram reunidos na sede da associação e traçaram novas metas e objetivos para os setores representados. Participam dos DNs empresas da indústria, comércio e serviços.  O objetivo dos grupos é trabalharem em prol ao setor representado com pautas de interesse comum, como mapeamento do mercado de atuação, tributação, substituição de fluidos refrigerantes, normalização, qualificação de mão de obra, entre outros assuntos.

Na pauta do DN Refrigeração Industrial, a posse da nova diretoria, Adhemar J. Magrini Liza da Johnson Controls como presidente e na vice-presidência Silvio Guglielmoni da Mayekawa do Brasil. Durante o encontro foram discutidos diversos tópicos, entre eles, a decisão pela realização de uma pesquisa com empresas da área de refrigeração industrial que servirá de base para elaboração do plano de ação do grupo, assim como a definição de prioridades e metas a serem cumpridas. Participaram da reunião realizada na sede da ABRAVA representantes das empresas, Johnson Controls, Mayekawa do Brasil, Danfoss do Brasil, Imbera Evapco e Emerson Climate. Ficou definido à princípio que os encontros serão mensais.

Para Adhemar, presidente do DNRI, “A ABRAVA e particularmente o Departamento Nacional de Refrigeração Industrial é o local e o ambiente ideal para as diversas empresas do segmento de Refrigeração Industrial debaterem as pautas e os desafios e as que sejam de interesse comum”.

Na reunião do DN Refrigeração Comercial diversos assuntos estiveram na pauta do ultimo encontro, entre eles: a retração econômica brasileira e o impacto no setor nos últimos anos; tendências para os próximos anos; uma nova sistemática de elaboração de dados de mercado visando a geração de um indicador eficiente dentro das normas e compliance da associação; busca de novas empresas para o fortalecimento do grupo; definição do processo do certificado de similaridade e sua sistemática; Fluidos Refrigerantes, refrigerantes ecológicos , hidrocarbonetos , normas e tendências; entre outros assuntos. O próximo encontro ficou pré-agendado para o mês de julho.

Para Eduardo Almeida, diretor da Bitzer Compressores e presidente do DNRC,  a retomada do grupo permitirá novos diálogos sobre assuntos bastante relevantes como eficiência energéticas e fluídos refrigerantes com menor impacto ambiental, criando subsídios para  ABRAVA levar  um posicionamento bastante claro do setor para os órgãos governamentais.

Momento Comunicação