A Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, localizada no bairro do Ipiranga na cidade de São Paulo (SP), está com as inscrições abertas para formação de novas turmas do curso Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split, que é gratuito e vem sendo ministrado desde novembro de 2017.

“As boas práticas propostas no curso, especialmente as relacionadas com o meio ambiente, interessam muito aos técnicos e, portanto, a procura tem sido muito grande, especialmente para as turmas aos sábados. Na nossa programação estamos procurando atender a toda a demanda, com novas turmas organizadas a cada semana”, explica Mauro Airoldi, coordenador de atividades técnicas.

Especialmente para esse curso foi criada a publicação Treinamento e Capacitação para Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-split*, que todos os técnicos (profissionais já atuantes no mercado) recebem. Além disso, os técnicos e/ou mecânicos de manutenção contam com todos os materiais e equipamentos, incluindo novas tecnologias de detecção de vazamentos de HCFCs, necessários para a realização desse curso.

O curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split faz parte da Etapa 2 do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), iniciada em novembro de 2017 e com previsão de término em dezembro de 2023.

Várias escolas técnicas, parceiras do PBH, realizarão esse curso por todo o País, em estados como:  Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ), Distrito Federal (DF), Mato Grosso (MT), Goiás (GO), Amazonas (AM), Rondônia (RO), Maranhão (MA), Bahia (BA), Rio Grande do Norte (RN), Pernambuco (PE), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e Paraná (PR).

Na Etapa 2 do PBH serão capacitados 9.238 técnicos em cursos de boas práticas em sistemas de ar condicionado e de refrigeração comercial.

O PBH é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), e os projetos para o setor de serviços, como esse curso, são implementados pela agência bilateral parceira do PBH, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Os cursos da Etapa 2 do PBH (2017 a 2020) ocorrem, além de São Paulo, nos estados de Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG), Bahia (BA), Maranhão (MA), Rio Grande do Norte (RN), Pernambuco (PE), Mato Grosso (MT), Goiás (GO), Distrito Federal (DF), Amazonas (AM), Rondônia (RO), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e Paraná (PR).

* A publicação Treinamento e Capacitação para Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-split está disponível para download gratuito no site http://www.boaspraticasrefrigeracao.com.br/publicacoes.

 

Mais informações:

Neste mês de abril e para o início de maio, o Senai-SP já programou cursos de quatro dias (32 horas), de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 18 horas, mas também há turmas aos sábados. Mais informações na própria escola ou pelo site: https://refrigeracao.sp.senai.br/

 

Susana Ferraz – Assessora de Comunicação Integrada da GIZ Brasil