A Danfoss doou uma bancada didática de automação industrial para o SENAI Niterói, no Rio de Janeiro, em parceria com seu distribuidor Gamatermic. Chamada de Estação de Bombeamento, a bancada faz o controle e o monitoramento da pressão da bomba de água e o monitoramento da temperatura do reservatório de água.

“Esta bancada é de vital importância ao aprendizado do aluno, pois garantirá um melhor entendimento da utilização e da funcionalidade de dispositivos de acionamento e proteção, assim como a possibilidade de desenvolvimento de diversos projetos”, comenta Norton Tadeu De Almeida Costa, técnico de educação do SENAI Niterói.

A Estação de Bombeamento doada pela Danfoss será utilizada nas disciplinas Acionamento de Dispositivos Atuadores e Implementação de Equipamentos e Dispositivos do Curso Técnico em Automação Industrial; Acionamentos Eletropneumáticos e Acionamentos Eletroeletrônicos do Curso Técnico em Eletrotécnica; Automação de Processos Industriais e Desenvolvimento de Projetos Mecânicos do Curso Técnico em Mecânica; entre outros cursos.

A bancada didática é dotada de um pressostato KPI 35 e um pressostato RT200 (para controle de baixa e alta pressão da bomba de água), um transmissor de pressão MBS 1700 com display MBD 1000 (permite visualização da pressão do sistema), um sensor de temperatura NTC sensor 10K e um display no painel ERC 211 (permite medição e leitura da temperatura da água no reservatório), e duas válvulas solenoide EV250B e EV220B (para pressão diferencial de 0 bar e 0,1 bar respectivamente). 

 

Press a porter – assessoria Danfoss