Com quase três anos de atuação independente e uma bagagem de dois séculos de história, a companhia multiplicou o valor de suas ações e expande sua atuação no mercado de produtos fluorados, soluções químicas e tecnologias de titânio, oferecendo sustentabilidade e alta performance para indústrias de diferentes setores.

 

A Chemours, líder em tecnologias de titânio, produtos fluorados e soluções químicas, já nasceu com uma experiência de mais de 200 anos de história vindas da DuPont, e, em 2017, atingiu faturamento de US$ 6,2 bilhões, 15% a mais que em 2016. No último ano, o valor de suas ações cresceu em 70%, resultado do plano de transformação da empresa, instituído em 2015.

Comprometida com o desenvolvimento do mercado nacional nos segmentos em que atua, no setor de refrigeração, por exemplo, a companhia oferece a linha de fluidos refrigerantes Opteon™, categoria de produtos HFOs, ou hidrofluorolefinas, já adotada na Europa, Estados Unidos e Japão, que permite redução significativa do potencial de Aquecimento Global (GWP, do inglês Global Warming Potential), e, em muitos casos, reduz o consumo de energia de equipamentos de refrigeração e ar condicionado. No Brasil, grandes redes varejistas já estão atuando com Opteon™ em seus sistemas de resfriados e congelados.

Já para o setor de tintas, a Chemours lançou um novo grau de Dióxido de Titânio, Ti-Pure™ Select TS-6300, que provê maior poder de cobertura para tintas foscas e de baixo brilho para aplicações interior e exterior, em formulações base solvente ou água. O Dióxido de titânio Ti-Pure ™ TS-6300 permite uma pintura que cobre mais com menos tinta, resultando em uma pegada ambiental menor em toda a cadeia de valor, otimizando o uso de matérias-primas.

Maurício Xavier, presidente da Chemours no país, comenta o crescimento da empresa até o momento. “O ponto de partida foi nossa trajetória de inovação e contribuição inquestionável ao desenvolvimento do mercado químico global. Nos últimos anos, cumprimos nosso plano de transformação, atendendo às necessidades atuais e futuras de nossos clientes brasileiros, sempre nos pautando pela simplicidade, integridade e transparência, por meio de processos ágeis e seguros. Para os próximos anos, seguimos para um novo momento rumo ao crescimento, para isso nos focamos em 4Ps:performance, pessoas, parcerias e portfólio”.

Em 2017, a empresa inaugurou uma nova unidade produtiva em Manaus (AM), responsável pela produção de Freon™ 410A, fluido refrigerante bastante utilizado na fabricação de equipamentos de ar-condicionado comercial e residencial, e sistemas de bombas de calor. A nova planta reduziu em 90% o tempo de entrega para todos os clientes da região, que são os fabricantes de equipamentos de ar-condicionado do Brasil. Ainda em 2017, a companhia inaugurou seu novo escritório, em Alphaville, Barueri (SP).

Globalmente, a Chemours está investindo US$ 300 milhões, em três anos, para construir a nova unidade de produção da linha Opteon™, em Ingleside, Texas (EUA). Prevista para entrar em funcionamento no terceiro trimestre de 2018. Ela será a maior instalação do mundo para a fabricação de HFO (hidrofluorolefina) e atenderá diversas regiões do mundo, como a América Latina, América do Norte e Europa.

Além dos negócios de tecnologia de titânio e fluorquímicos, a empresa atende ainda os mercados de energia, bens de consumo, cosméticos e mineração por meio das áreas de fluoropolímeros – com produtos como Teflon™, Viton™, Nafion™ e Krytox™ – e soluções químicas, com produtos como o ácido glicólico Glypure™.

  

G&A Comunicação – assessora de imprensa Chemours