Em um surto da doença dos legionários, uma grave pneumonia causada pela Legionella pneumophila, encontrar a fonte exata do problema o mais rápido possível é essencial para prevenir novas infecções. Até o momento, uma análise detalhada leva dias.

As bactérias do gênero se multiplicam em água morna e podem ser dispersas no ar através de torres de resfriamento, sistemas evaporativos e circuitos de água quente que não são higienizados periodicamente.

O método típico de verificar se há Legionella nessas instalações envolve colocar uma amostra de água em uma placa de Petri e esperar de 10 a 14 dias para ver se as culturas bacterianas crescem. Infelizmente, as populações do patógeno podem atingir níveis de surto muito rapidamente, em menos de uma semana.

Entretanto, pesquisadores da Universidade Técnica de Munique desenvolveram um chip de DNA chamado LegioTyper, que fornece o diagnóstico em cerca de 35 minutos. Um artigo sobre esta pesquisa foi publicado recentemente na revista Biosensors and Bioelectronics.

Segundo o comunicado distribuído à imprensa, o novo método de detecção de Legionella é semelhante a um teste de paternidade.

O LegioTyper descobre a origem de um surto de legionelose quando os germes encontrados num sistema de ar condicionado, por exemplo, combinam exatamente com aqueles identificados no paciente.

O dispositivo de uso único e baixo custo contém 20 anticorpos diferentes. Cada um desses se liga a um subtipo diferente de Legionella pneumophila, que é a espécie responsável por 80% por cento de todas as infecções.

Se algum desses subtipos estiver presente na amostra de água, o chip detectará sua presença dentro dos 35 minutos – produtos químicos como luminol e peróxido de hidrogênio são usados para fazê-los aparecer, causando uma reação de quimiluminescência.

A inovação pode ser usada tanto para a higiene de sistemas de climatização como em diagnósticos clínicos. Em combinação com um segundo método baseado em DNA, a tecnologia pode até distinguir entre patógenos mortos e vivos. Isso permite, por exemplo, que o sucesso das medidas de desinfecção seja monitorado.

Os pesquisadores participantes do projeto, financiado pelo Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha, apresentarão o LegioTyper ao público pela primeira vez na feira de negócios Analytica 2018, que será realizada entre 10 e 13 de abril, em Munique.

 

Por Blog do Frio – leia a matéria direto na fonte